Siga nas redes sociais

Search

Fim do chá de cadeira: transformação digital torna o serviço público mais eficiente

Compartilhe

Jeferson Castilhos e Jaison Niehues, fundadores da 1Doc, govtech de SC.

Muitas prefeituras  brasileiras caminham para o fim daquela longa espera só para assinar e autenticar um documento.

A digitalização do serviço público tem transformado rotinas e ajudado a população a poupar energia, combustível, sola de sapato, tempo e paciência. 

Com ajuda da tecnologia, mais e mais processos intermediários vêm sendo dispensados, otimizando tempo, recursos e trazendo mais agilidade ao atendimento ao cidadão.

Com a população cada vez mais conectada (três em cada quatro brasileiros, segundo o Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação), é necessário que a gestão pública também se transforme como resposta aos hábitos dos cidadãos.

Para que o setor avance em inovação, surgem as chamadas govtechs, startups que criam soluções inovadoras e simplificam a realidade analógica de governos e entidades através da digitalização de processos. De maneira geral, uma govtech é a disrupção do modelo tradicional da gestão pública. 

Assim como o Nubank surgiu como rompimento ao sistema financeiro tradicional (fintech), as govtechs buscam, através da tecnologia, revolucionar a gestão pública e a forma como presta serviços diariamente. A estimativa é de gerar cerca de U$ 1 trilhão de economia até 2025 em todo o mundo, segundo o relatório As Startups GovTech e o futuro do Brasil. 

A 1Doc, uma das maiores govtechs do país, desde 2014 ajuda gestores a organizarem o trabalho, melhorarem a comunicação e atenderem as demandas com maior eficiência e transparência, trazendo a evolução do sistema de gestão pública. 

Hoje, a 1Doc transforma o que antes era físico em digital, como: o acompanhamento de requerimentos, processos de licitação, fiscalizações, solicitação de uma secretaria para outra remotamente e muito mais de forma integrada, em tempo real e com rastreabilidade de ponta a ponta, em todo Brasil. 

Prefeituras que atendem pela 1Doc, conseguem saber exatamente onde o processo está parado. Os prazos diferem de acordo com o porte de cada localidade, há cidades que que agora realizam a abertura e alteração de empresa em 9 dias, em Presidente Prudente, por exemplo, na SABESP as assinaturas de contratos são feitas em no máximo três dias; em Campina Grande a concessão de Licença Prêmio ocorre em quatro dias; em Viamão, o alvará de construção sai em uma semana; Em Balneário Camboriú a emissão de um prontuário médico é feita em 72 horas, entre outras resoluções, deixando os serviços mais ágeis ao cidadão.

Com a Plataforma 1Doc, a prefeitura de Palhoça, da Grande Florianópolis, economizou R$ 500 mil no período de um ano só evitando impressões de papel.  Você pode calcular a economia da sua cidade no site da 1Doc e ficar sabendo como a digitalização de processos, por meio de uma govtech, pode impactar positivamente o município. 

A empresa, que nasceu da ideia de dois inquietos, Jeferson Castilhos e Jaison Niehues, que trabalhavam no serviço público, saíram da zona de conforto e modificaram a realidade, transformando digitalmente centenas de cidades do país e enfrentando a resistência da máxima: “sempre foi assim”.  

A tecnologia já não é mais uma opção para órgãos públicos, mas uma necessidade. Governos digitais possuem ainda mais competitividade e assertividade nas decisões, bem como aproximam o cidadão do dia-a-dia das gestões. Além da economia de recursos, o tempo é essencial para que gestores possam agilizar demandas e contribuir com o crescimento das cidades. Sem contar a praticidade que o cidadão ganha ao poder fazer tudo de casa, sem precisar se deslocar e aguardar em filas para processos simples, como solicitar documentos.

Quer saber mais? Acesse o site da 1Doc e confira as soluções oferecidas. 

Leia mais notícias da 1Doc clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail