Siga nas redes sociais

Search

PIX: sistema de pagamento instantâneo será disponibilizado em novembro

A prática de informar número da instituição, agência e conta para receber um pagamento vai mudar a partir de outubro. Isso porque os brasileiros poderão cadastrar o método de identificação de sua preferência para receber o PIX, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central.

A novidade leva em conta que, atualmente, uma transferência eletrônica de dinheiro demanda que o pagador passe várias informações para o recebedor.

Quando o PIX estiver disponível para toda a população, bastará o recebedor dizer sua chave, que poderá ser: número do celular, CPF/CNPJ, e-mail ou EVP (um número aleatório gerado pelo sistema).

Essas informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica, o Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), base de dados protegida pelo sigilo bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Essa identificação do usuário, conhecida tecnicamente como chave de endereçamento, será sempre informada pelo recebedor ao pagador.

Em seguida, o pagador utilizará o aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento para inserir a chave de preferência do recebedor.

Desta forma, o pagador que tiver registrado no seu celular o telefone ou o e-mail do recebedor poderá fazer a transação sem perguntar o dado.

Além do uso de chave, o PIX terá outras formas práticas para iniciar o pagamento, por exemplo, a partir da leitura de um QR Code.

REGULAMENTO

A partir de 5 de outubro, as instituições e os usuários terão a oportunidade de se familiarizar com todas as funcionalidades para a gestão das chaves – registro, exclusão, alteração, reivindicação de posse e portabilidade.

As regras específicas estarão detalhadas no regulamento PIX, que será publicado em agosto.

Essa medida dá mais tempo para que todos façam o registro das chaves e estimula a competição pela vinculação das chaves às suas contas entre as instituições que ofertarão o PIX aos seus clientes.

A participação nesse período antecipado de registro de chaves será facultativa às instituições financeiras e de pagamentos participantes do PIX, tendo como pré-requisito a conclusão bem sucedida da etapa de homologação.

CRONOGRAMA

  • Agosto: divulgação do regulamento e manuais técnicos.
  • Outubro: início do processo de registro de chaves de endereçamento.
  • Novembro: início da operação restrita do PIX e lançamento para toda a população.

NÚMEROS

Ao todo, 980 instituições financeiras e de pagamento estão participando da etapa de homologação, entre eles: bancos, cooperativas e fintechs, por exemplo.

Esse resultado evidencia o grande interesse do mercado em oferecer este novo meio de pagamento, que permitirá pagar e receber em questão de segundos, a qualquer hora e em todos os dias do ano, de forma segura e prática.

Se a instituição em que você tem conta não participar do PIX não participou na data de lançamento, ela terá nova janela de oportunidade a partir de dezembro.

Em home office desde o dia 16 de março, a PagueVeloz, de Blumenau, segue entregando seus serviços na integralidade e aproveita o momento para acelerar projetos. A empresa está entre as 100 primeiras instituições financeiras do país a aderir ao modelo e já realizou todos os testes de adesão.

“Será mais um serviço agregado em nossa plataforma e um diferencial ao nosso cliente. Optamos pela adesão porque queremos estar alinhados ao que há de mais recente em termos de sistema financeiro”, avalia Paulo Gomes, CEO da fintech.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail