Siga nas redes sociais

Search

A segurança extra que você precisa para comprar online

Por Davi Gomes, editor da TechWarn

As compras online são fáceis e convenientes. Leva apenas alguns cliques para solicitar um produto e entregá-lo à porta de entrada da sua casa.

Talvez você precise adicionar mais alguns cliques para fazer comparações de produtos e preços em sites, mas é isso. Sem complicações e confortável.

Mas onde há dinheiro e usuários, hackers mal-intencionados também perambulam. Principalmente agora com a pandemia, que o mundo passou definitivamente a comprar quase tudo online.

Aqui estão algumas dicas para ajudar numa compra segura e até mais barata.

Use uma VPN tanto para pesquisar como para comprar

Na hora da compra online uma VPN (Rede Privada Virtual) vai lhe ajudar de duas formas: em primeiro lugar vai proteger seus dados de hackers mesmo em redes wi-fi públicas. Seus dados bancários e de cartão de crédito estarão completamente protegidos.

Em segundo lugar, uma VPN Brasil irá permitir que você consiga promoções (os sites salvam os cookies do utilizador e aumentam o valor de um produto, reduzindo o desconto virtual, se um mesmo usuário acessar aquele produto mais de uma vez) e tenha o poder de verificar o valor de um mesmo produto ou serviço em vários países diferentes, podendo até comprar o item desejado em outro país caso o frete compense.

Não forneça às lojas da Internet mais informações privadas do que elas precisam

Para fazer compras online é necessário fornecer dois tipos de informações: informações de pagamento, como dados de cartões de crédito e local de remessa, que geralmente é seu endereço residencial ou comercial.

Desconfie de lojas online que solicitam informações como: data de nascimento, número do seguro social ou qualquer outra informação semelhante. Eles não precisam disso para vender coisas para você.

A maneira mais segura de pagar online é entregar seu dinheiro diretamente ao agente de entrega, em vez de pagar com cartão de crédito.

Dessa forma, o site online não terá suas informações de pagamento em seu banco de dados, o que significa que um hacker mal-intencionado não colocará as mãos em seus dados se invadir o site do vendedor. É certo que poucos varejistas online permitem isso, mas se disponível, use-o.

E se você não deseja divulgar seu endereço comercial ou residencial, veja se é possível deixar o pacote em um determinado ponto de entrega, onde você pode simplesmente ir buscá-lo.

Mantenha suas contas nos sites de compras seguras com um gerenciador de senhas

Muitas vezes, fazemos compras online de vários sites especializados em um determinado nicho.

Mas, a maioria das pessoas simplesmente reutiliza a mesma senha para cada conta, e isso por si só é um grande risco de segurança.

No entanto, um gerenciador de senhas como Dashlane ou LastPass simplificará e protegerá muito seu processo de login, ajudando você a criar senhas mais seguras e introduzindo automaticamente seus detalhes de login.

Não caia nos truques deles

Ter os programas de segurança certos ajudará bastante a melhorar sua segurança ao comprar coisas online.

Mas o que realmente levará suas compras pela internet para o próximo nível de segurança é uma boa compreensão das ameaças à segurança cibernética combinadas com algumas regras de bom senso sobre o que você deve ou não fazer online.

Aqui estão apenas algumas dicas relevantes sobre segurança de compras online:

  • Não clique em links ou e-mails suspeitos.
  • Denuncie qualquer site que pareça fraudulento e também use o botão “sinalizar como spam” para qualquer e-mail suspeito.
  • Não revele mais informações pessoais do que você precisa para concluir a compra.

A segurança das compras online é uma preocupação crescente entre varejistas eletrônicos e compradores.

O primeiro quer proteger sua reputação e preservar a confiança do consumidor, enquanto o segundo quer saber que seu dinheiro está seguro.

Muito progresso foi feito ao longo dos anos, como autenticação de dois fatores e infraestrutura aprimorada.

Mas uma coisa que estamos preocupados são as empresas que procuram “melhorar as taxas de conversão”.

Para vender mais, eles reduzem as etapas necessárias para comprar algo e, na maioria das vezes, essas etapas extras tendem a ser medidas de segurança.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail