Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: como um grupo exclusivo para mulheres cultiva a sororidade e impulsiona novas ideias

Foto: divulgação.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

Hoje conversamos com Karyane Pacheco, advogada e head de operações do  Cocreation Lab, que possui o maior programa de pré-incubação do Brasil. Além disso, é co-fundadora da MJR, treinamento e consultoria especializada em startups, novos negócios, inovação e propriedade intelectual. Confira abaixo: 

Como nasceu a ideia do grupo voltado a mulheres no Cocreation Lab?

O Cocreation Lab é um laboratório de ideação de negócios, as atividades iniciaram em 2016 e trabalhamos transformando ideias em empresas. Hoje são mais de 40 turmas de pré-incubação rodando pelo país. Ao longo dos programas sempre contamos com a participação de muitas mulheres como fundadoras. Em 2020, uma de nossas cocreators (como chamamos nossos pré incubados),  nos provocou a ter uma turma exclusiva para mulheres. A partir disso nasceu em conjunto com ela a ideia do Cocreation Lab Mulher, um espaço voltado para a validação de negócios fundados e administrados por mulheres. No dia internacional da mulher, 8 de março do ano passado, lançamos o edital para a primeira turma do Cocreation Mulher. No dia 13 de outubro de 2021 tivemos o encerramento da turma com a apresentação do pitch final e os resultados alcançados foram incríveis, o que deixou a todos nós muito satisfeitos. Dos 10 projetos que iniciaram, 8 concluíram o programa que tem duração de 5 meses. Hoje temos  8 novas empresas entrando no mercado fundadas por mulheres e com muito potencial de crescimento. 

Como a cultura da sororidade fortalece o Cocreation Mulher?

Sororidade diz respeito a um comportamento de não julgar outras mulheres e, ainda, ouvir com respeito suas reivindicações. Isso foi visível durante o programa do Cocreation só para mulheres, talvez por se sentirem seguras e amparadas, todas se soltaram e colocaram seus medos e angústias em debate. Ocorreu naturalmente o sentimento de irmandade diante de outras mulheres e nossos encontros foram  intimistas, onde cada uma pôde falar sobre suas experiências e vivência, a troca entre elas foi incrível. 

Como o grupo atua? Quais as principais ações?

O Cocreation Mulher é um programa voltado para o empreendedorismo feninimo. Para poder se candidatar é pré-requisito ter uma mulher como fundadora. A inscrição ocorreu através de um edital, todas as inscritas passaram por um processo seletivo e as 10 melhores ideias de negócio foram selecionadas para participar do programa que tem duração de 5 meses. Durante todo o programa elas receberam acesso a nossa plataforma e a metodologia TXM Business (método que usamos em todas as ideias de negócios que passam pelo Cocreation Lab), tiveram mentorias exclusivas, palestras e workshops, enfim, toda a capacitação necessária para transformar suas ideias em negócios reais. 

Quais são os próximos passos?

Estamos em busca de parceiros/investidores para expandir a operação do Cocreation Mulher. Nosso desejo é continuar apoiando o empreendedorismo feminino e fomentando cada vez mais a inovação. Acreditamos que podemos levar o Cocreation mulher para todo o estado, e também, para um cenário nacional, assim como fizemos com o Cocreation Lab. Possuímos uma metodologia já testada e validada por mais de 1 mil projetos ao longo dos últimos anos e, agora também validamos com os resultados obtidos para a turma exclusiva de mulheres. Conseguimos comprovar em números a força e determinação dessas mulheres. Eu já tive a oportunidade de estar à frente de muitas turmas do Cocreation Lab, mas nenhuma demonstrou tanta força e união como a do mulher. Isso nos enche de orgulho. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail