Siga nas redes sociais

Search

Distrito lança programa de aceleração para startups de empreendedores negros

Foto: Mego-studio/AdobeStock

Mesmo sendo maioria no Brasil, a população negra é ainda minoria em cargos de gestão empresarial: representa 23,6% das lideranças, de acordo com a Pesquisa Afroempreendedorismo no Brasil.

Para mudar esse quadro, a plataforma de transformação digital Distrito com cocriação da Inventivos e em parceria com a Via e Unilever, lança este mês o Black Scale, programa de aceleração para startups fundadas por pessoas negras.

O processo terá duas etapas: seleção e aceleração. Entre os inscritos, 50 startups serão chamadas para entrevistas. Dessas, a equipe irá selecionar 20 empresas para a fase de imersão, uma pré-aceleração intensiva com duração de um mês. Ao final, 10 startups serão escolhidas para o plano de aceleração completo ao longo de três meses.

“Enquanto software e cloud figuram como principal segmento de pequenas e médias empresas gerais, a categoria sequer aparece nos dez principais ramos dos afroempreendedores. Muitas startups não têm nenhum negro na equipe. Isso mostra que o mercado de tecnologia é pouco diverso e queremos mudar esse cenário por um ambiente cada vez mais igualitário”, destaca Gustavo Araujo, CEO do Distrito. 

O Black Scale inclui conteúdos de business e tecnologia, mentorias com especialistas, conexões com outras empresas de inovação, acesso a ferramentas digitais, plano de acompanhamento, entre outros benefícios.

As startups vão receber treinamentos baseados em quatro pilares: posicionamento de marca, cultura de inovação, deal flow de negócios e impacto social. 

Os empreendedores podem se inscrever clicando aqui até o dia 17 de dezembro. 

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail