Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: corretora de imóveis une empatia e boa conversa para ajudar clientes a encontrarem o imóvel dos sonhos

Foto: divulgação.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

A convidada de hoje é Djane Silva, corretora de imóveis que atende Blumenau e litoral catarinense. Confira abaixo:

Você atua em algumas imobiliárias, mas também segue no exercício da profissão independente, como chegou nesse patamar?

Me tornei corretora de imóveis na compra do meu primeiro imóvel, em 2015. Recebi o convite na época e aceitei no mesmo instante. Observei que o mercado era carente de corretores que atuassem com atenção no cliente. Entender o “porquê” da compra, venda ou da mudança de imóvel, penso ser a principal etapa no atendimento. Muitas vezes nem o cliente ainda sabe o que está motivando a compra dele e, quando ele entra em uma boa conversa, consegue descobrir seus principais motivadores, e então, tudo fica mais claro para ele e para o corretor. 

Quais são os desafios como mulher ter o próprio negócio? E o que você indica para quem quer começar?

Quando me perguntam sobre qual é o maior desafio em ser uma mulher e ter o próprio negócio, sempre respondo que é o mesmo desafio de empreender sendo um homem. Não vejo diferença alguma, penso que o maior desafio é sempre contra a nossa própria mente, é sobre o quão acreditamos em nossa capacidade. Se já senti alguma vez preconceito por ser mulher? Já! Mas, nunca fui impedida de chegar onde eu gostaria pelo preconceito do outro. Na verdade, sinto que a força e a leveza de ser mulher são dádivas que só contribuem na vida empreendedora. 

Entre expectativa e realidade, o que você achava que era empreender e o que de fato é? Quais lições de empreender no seu segmento? 

Sobre dicas para quem deseja empreender, recomendo se aproximar ao máximo de pessoas que já empreendem. Trocar experiências com quem já passou pelo início do processo com certeza irá facilitar a jornada. Além de que estar em um ambiente empreendedor vai te motivar a ser melhor. Buscar associações empresariais e ambientes de apoio ao empreendedorismo julgo ser essencial para quem é iniciante. Eu iniciei meu primeiro trabalho formalmente aos 14 anos como menor aprendiz, trabalhei no Banco do Brasil até meus 18 anos, e de forma paralela para ganhar mais dinheiro sempre vendi algo, chegava a trabalhar de diarista (limpeza em casas) antes de ir para escola à noite. Iniciei minha primeira empresa aos 19 anos, quando saí da casa dos meus pais e comprei do meu pai a empresa de transporte dele. Eu mesma era a motorista. Lógico que aos 19 anos eu achava que empreender era fácil e que eu estava preparada, mas na verdade hoje sei que na prática o empreendedor nunca está preparado o suficiente e está tudo bem. A busca pela capacitação na área deve ser diária e você vai ficar para trás se não buscar conhecimento e melhoria contínua. Empreender é arte. Empreender é entender que tudo o que eu faço hoje pode ser melhorado, é se comportar de forma a querer melhorar tudo a sua volta. A maior lição que carrego comigo em minha área é que o seu instinto deve falar mais alto. No mercado imobiliário nem sempre o mais caro é o que o vai proporcionar a alegria ou maior rentabilidade. Busque ajuda de um profissional na sua compra e acredite, ele pode te ajudar na negociação de forma a compra se tornar assertiva e você chegar no melhor preço que aquele imóvel realmente lhe oferecia. 

Em quem ou no que você se inspira? 

Temos hoje excelentes profissionais em nossa região, mas me inspiro muito no mercado de imóveis americano. Gosto de acompanhar corretores e construtoras de fora do Brasil. Já  estou com passagens compradas para Expo Dubai em janeiro de 2022, no roteiro irei visitar construtoras e imobiliárias de Dubai. O mercado lá é pujante e tem muito a nos ensinar.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail