Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: apostando no café especial e proporcionando mergulho em experiências sensoriais

Foto: divulgação.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

Pega um café para ler porque a convidada de hoje é Patrícia de Oliveira Gonçalves, sócia-fundadora do Soul Cafés & Companhias, cafeteria e micro torrefação de cafés especiais em Blumenau. Confira abaixo: 

Qual foi o start do negócio?

Inauguramos o Soul Cafés & Companhias em fevereiro de 2016 como cafeteria de cafés especiais, fruto da minha vontade e do meu sócio em ter e criar um ambiente com atmosfera memorável para os nossos clientes. Mergulhamos no café especial profundamente e, pouco mais de 1 ano depois, já havíamos abraçado mais um elo na cadeia produtiva: a torrefação. Hoje, nossa torrefação atende nossa cafeteria e, mais de 30 outros estabelecimentos entre cafeterias, confeitarias, restaurantes, hotéis, empórios de Blumenau e região.

Quais são os desafios de empreender como mulher? E o que você indica para quem quer começar?

Os desafios para empreender são tremendos e incontáveis, principalmente ao pequeno-médio, que mais emprega no país. Desde a burocracia para iniciar, carga tributária alta e complicada, particularidades legais de cada atividade empresarial, instabilidades e crises político-econômicas, concorrência desleal e burra… Para iniciar e continuar num ambiente assim hostil, há que se estudar sempre e muito sobre o negócio, o mercado, as tendências, fazer muita conta e ser resiliente.

Entre expectativa e realidade, o que você achava que era empreender e o que de fato é? Quais lições de empreender no seu segmento?

Minha história empreendedora antecede a do Soul. Desde muito cedo, já entendia que a visão que o cliente tem ou de qualquer pessoa de fora do negócio tem e, a visão de quem empreende são completamente diferentes. Os desafios da empreendedora são sentidos na pele, de verdade. Nem todas as soluções são simples. Nem todas as primeiras tentativas serão de fato a solução final. Quem empreende é quem mais trabalha e, por vezes, quem menos recebe. Resiliência, criatividade, planejamento, método… são algumas palavras-chaves que o acompanham… Acho que pra vida de todas as pessoas, inclusive e principalmente, para quem empreende. Na torrefação, trabalhando com café especial, dependemos dos nossos clientes para que nossos cafés tenham a melhor performance na xícara. O vinho e a cerveja, por exemplo, tem alguns detalhes de temperatura de serviço, recipiente adequado, mas são produtos prontos para o consumo. O café torrado, não. O nosso produto depende da ação de outros para mostrar-se em seu melhor nível. Isso é bem peculiar.

Por que o café especial é diferente?

Tecnicamente, é uma matéria-prima de altíssima qualidade e, como tal, carrega a excelência de seus produtores. Em termos de classificação, está acima dos cafés tradicionais, superiores e gourmet. É uma matéria-prima muito diferenciada daquela que é a origem dos cafés que crescemos acostumados a entender como café. E, como bebida final, o café especial é uma experiência sensorial com possibilidades diversas de aroma e sabor, influenciada por fatores como variedade da planta, terroir, manejo, pós-colheita, torra, preparo. A conexão da cadeia produtiva com a xícara, talvez seja o fator mais encantador do café especial.

Como educar o público para o café especial?

Com mais e mais estabelecimentos servindo café especial e falando sobre ele. Uma pessoa falando sozinha sobre um assunto novo pode parecer louco. Várias pessoas, falando coisas parecidas (aroma, sabor, terroir, origem etc), já não parecem tão loucas assim! Quando abrimos a vafeteria, éramos sozinhos servindo café especial em Blumenau, com vários métodos de preparo, grãos de diferentes origens… Cold Brew Coffee, então?! Era considerada uma aberração! Hoje, com vários estabelecimentos servindo café especial, sejam clientes da nossa torrefação ou não, sediando e participando de eventos, apresentando o café ao consumidor, oferecendo uma bebida equilibrada e bem preparada… Isso enriquece e empodera o consumidor com informação e conhecimento. E isso é bom para toda a cadeia: do produtor ao consumidor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail