Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: os desafios e diferenciais de uma mulher ocupar cargos na gestão de uma empresa

Foto: Daniel Zimmermann.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

A sexta convidada é Irene da Silva, formada em serviço social com especialização em finanças de gestão de pessoas e negócios e CEO da Ellevo, empresa de Blumenau que atua com soluções em tecnologia para gestão de atendimento, automatização de processos e serviços compartilhados. Confira abaixo:

Quais os maiores desafios em ocupar cargos de gestão? 

Atuar em uma empresa de tecnologia já é um grande desafio, tanto pela complexidade dos processos quanto pela velocidade das mudanças em um mercado altamente competitivo. Ao mesmo tempo em que estamos constantemente atentos para nos anteciparmos às necessidades, temos uma operação complexa funcionando para manter a disponibilidade dos sistemas e atender às novas demandas de desenvolvimento de nossos clientes.  

Que dicas pode dar para quem está iniciando sua carreira? 

Estude, estude e estude. E vá além do conhecimento técnico, seja você uma profissional liberal, uma empreendedora, uma empresária ou uma funcionária de empresa privada. Seja curiosa e generalista nos estudos. Complemente a sua formação com marketing digital, busque conhecimento para o desenvolvimento de inteligência emocional, finanças e investimentos, contabilidade gerencial, comunicação com clientes internos e externos. Essas habilidades vão fazer diferença para alcançar sucesso em qualquer área que for atuar.  

De que maneira a visão feminina impacta na gestão de empresas? 

O olhar feminino traz uma visão sistêmica do negócio, todas as áreas da empresa precisam estar funcionando alinhadas para  que ocorra  uma entrega com excelência. 

Um estudo da Associação Americana de Psicologia, apontou que a liderança feminina foi mais eficaz no enfrentamento à pandemia. Quais diferenciais de empresas lideradas por mulheres traz ao mercado? 

Quando colocamos no mesmo ambiente, nossas diversas facetas, pessoais e profissionais,  ficamos expostos naquilo que realmente somos, sem disfarces, pontos fracos e fortes,  fragilidades e forças,  que junto com as demais pessoas da família,  deixamos à mostra,  tudo o realmente somos e como nos comportamos. E isso requer sabedoria, maturidade emocional, despir-se de nosso ego com o outro. Por conta de nossa formação e educação, temos mais zelo com o cuidado do outro, com as necessidades do outro. Buscamos influenciar mais as pessoas através das recompensas e da inclusão, do que da força e da crítica. As mulheres estão sendo cada vez mais promovidas a cargos multifuncionais que requerem iniciativa e bom nível de instrução, uma vez que as novas tecnologias exigem uma força de trabalho dotada de autonomia, capaz de adaptar-se e reprogramar suas próprias tarefas.   

Quais fatores são essenciais para uma liderança assertiva e que gere resultados? 

A líder precisa buscar aperfeiçoamento contínuo para gerar conhecimento e aprimorar a liderança. A liderança não é fruto de um dom adquirido, mas sim, de um trabalho contínuo e um processo bem desenvolvido e estruturado, visando ao desenvolvimento progressivo de profissionais no interior da própria organização. Definir uma visão e alinhada com as metas: deve ser criada uma visão direcionadora, que norteie toda a organização e alinhe as metas tanto horizontalmente quanto verticalmente. Para que a liderança possa surgir e impactar positivamente a organização, não se pode ter departamentos ou estruturas competindo entre si de uma maneira tal que o cumprimento de uma meta, por parte de uns, implique em prejuízos para as demais partes da organização. Comprometimento com o próprio desenvolvimento: a líder deve aprender a viver os valores que norteiam a organização, por meio da repetição de seu aprendizado. Isso gerará também uma identificação da pessoa com o local de trabalho, bem como uma convergência dos interesses pessoais com os interesses organizacionais. A líder deve ser capaz de treinar e desenvolver colaboradores: ele deve ser treinado a ver, desafiar e desenvolver os colaboradores, através dos processos de aprendizagem. A líder deve ser capaz de promover diariamente a  melhoria contínua: ela deve ser capaz de desenvolver competências e lideranças locais para a boa gestão e melhoria contínua, tomadas como uma atividade diária, de rotina. Uma líder desenvolverá a próxima geração de lideranças da organização. A  liderança deve possuir um conjunto de valores que norteiam sua forma de atuar. Deve ser capaz de trabalhar em equipe, sempre mostrando respeito por seus colegas e colaboradores. 

Como a mulher pode se preparar para ocupar cargos de gestão? 

Estudando! Sobre liderança e gestão, sobre processos, sobre dados.  E,  muito importante  também,  comunicar aos seus gestores e a direção da empresa sobre o interesse em exercer cargos de liderança.  

Quais foram os maiores desafios durante a transição de carreiras? 

Praticar a aceitar com humildade a aprender sobre um novo negócio. 

O que lhe inspira a continuar a empreender? 

O prazer pelo desafio de resolver problemas e gerar soluções que facilitam a vida das pessoas em grande escala.  A visão generalista e global que tenho das coisas, não me satisfaz em fazer uma atividade rotineira.  Empreender é um desafio diário. Eu gosto do desafio,   de superar dificuldades e resolver problemas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail