Siga nas redes sociais

Search

Centro de Inovação Blumenau sedia palestra sobre gestão de riscos e resiliência

Foto: divulgação.

Representantes da Defesa Civil de Blumenau, empresas residentes no Centro de Inovação Blumenau (CIB) e comunidade em geral assistiram na tarde desta quarta-feira, dia 3 de novembro, a palestra sobre O Case da Metrópole de Nice-França.

A atividade foi conduzida pelo diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas do Instituto Mediterrâneo de Risco para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Imredd), Paulo Moura.

O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, fez a abertura da atividade lembrando das semelhanças entre Blumenau e a cidade de Nice:

“Temos características muito próximas, inclusive com as situações climáticas extremas, como enchentes. E eu conheço os trabalhos desenvolvidos e gerenciados pelo Paulo em relação à resiliência e desenvolvimento econômico e às tecnologias presentes na busca de soluções”.

Em sua explanação, Paulo Moura mostrou algumas ideias usadas na busca de soluções:

“Inovação vem com um problema. Se você tiver um problema, você vai pensar em resolver. E neste processo, você trabalha com inovação”.

Ele ainda complementou sobre a necessidade de construção de parcerias entre iniciativa privada, academia e poder público:

“É só trabalhar junto, através de uma base única de projeto, juntando forças para gerar desenvolvimento econômico”.

Além da reunião e da palestra, ele participou da gravação de um podcast comandado pelo gestor de comunidade do Centro de Inovação Blumenau, Rafael Silva.

Os compromissos de Paulo se estenderam por 3 dias. As primeiras atividades foram no CIB. Mas ele também esteve reunido com prefeitos, lideranças políticas e empresariais para discutir parcerias em torno da inovação, da resiliência e do desenvolvimento econômico.

Foram encontros na Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Universidade Regional de Blumenau e Prefeitura de Blumenau.

O objetivo destes eventos é dar andamento ao convênio assinado com a Amve, em 2019, que prevê planejamento na área de gestão de riscos e resiliência, como também iniciar novas iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico da região como alternativa de minimizar os impactos provocados pela pandemia. 

PARCERIA INTERNACIONAL

Assinado em novembro de 2019, o acordo de parceria entre Amve, Furb e as instituições francesas Universidade Costa Azul (UCA) e Imredd prevê ações voltadas à gestão de riscos e resiliência no Vale Europeu.

Por meio da parceria foi possível a elaboração de um diagnóstico na área de resiliência a riscos naturais nos 14 municípios da Amve, a fim de verificar as condições de cada município no gerenciamento de riscos, como também, futuramente, promover projetos de troca de conhecimento, tecnologia e gestão da proteção e defesa civil dos municípios. 

Em 2020, com a mudança do cenário mundial em função da pandemia e os respectivos impactos econômicos e sociais sofridos pela região, o acordo de parceria firmado entre Amve, Furb, UCA e Imredd passou a discutir alternativas de fomento do desenvolvimento econômico sustentável regional por meio da gestão da resiliência.

A perspectiva é que este tema seja trabalhado em quatro pilares: informação e análise, exposição ao risco, resiliência setorial e fomento da atividade econômica.

A partir dessa nova proposta, a gama de parceria foi ampliada e novos rumos serão discutidos e planejados durante esta semana de visita do Paulo na região. O  assunto foi abordado na assembleia geral de prefeitos, na quinta-feira, dia 4.

Ele fica em Blumenau até sexta-feira, dia 5 de novembro.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail