Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: o poder de transformar e inspirar mulheres através de podcast

Larissa Guerra e Marina Melz. Foto: Rafaela Martins.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

Para a abertura desse especial, convidamos as Donas da P* Toda, podcast semanal sobre comportamento, empreendedorismo e feminismos. Ele é produzido pelas jornalistas Larissa Guerra e Marina Melz. Confira abaixo:

Quais os principais desafios de falarem sobre esses temas e quais públicos querem atingir?

Nosso desejo é trazer pluralidade de vozes. Tentamos ouvir perspectivas diferentes em vários recortes: região geográfica, área de atuação, raça, idade, mercado, campo do conhecimento. Já tivemos mais de 250 mulhere e nossa busca é apresentar sempre pontos de vistas novos para o debate. Neste sentido, a produção é um grande desafio. Somos um produto de jornalismo independente e produzimos, roteirizamos, gravamos e realizamos todas as atividades do podcast em horários alternativos.

Quais os principais aprendizados que tiveram com esse podcast até agora?

Ah, são muitos! Sobre empreendedorismo, entendemos que existem perspectivas diferentes sobre ele. Elas podem estar relacionadas à necessidade, realização de sonhos, desejo de condições financeiras melhores. Cada história amplia nossa visão sobre a pluralidade deste mercado. De forma geral, o podcast nos ensina muito sobre o quanto as conversas têm um poder transformador na nossa forma de enxergar o mundo.

Em quem ou no que vocês se inspiram?

Nos inspiramos muito através das histórias das mulheres que apresentamos no podcast. Não há dúvidas de que as convidadas que participaram dos episódios só estão ali porque são mulheres pelas quais temos profunda admiração. Em comum, vemos que elas compartilham esse sentimento de que é necessário ocupar espaços, lutar por equidade e tirar essa aura de glamour do empreendedorismo das capas de revistas.

Novembro traz a comemoração do empreendedorismo feminino, como vocês vão abordar essa temática?

Este é sempre um mês muito especial. Este ano teremos uma série de cinco episódios que terão como mote a construção do futuro através de negócios criados ou administrados por mulheres. Falaremos sobre o recorte do empreendedorismo de mulheres, negócios conectados com a gastronomia, com propósitos ligados ao fortalecimento de identidades, a questões exclusivas do universo de mulheres e empreendedorismo materno. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail