Siga nas redes sociais

Search

Adquirida pelo gigante Serasa, PagueVeloz nasceu dentro da Bludata

José Henrique da Silva, diretor da Bludata. Foto: Daniel Zimmermann.

Notícia que movimentou o mercado brasileiro de fusões e aquisições nas últimas semanas, a compra da PagueVeloz pelo Serasa destaca, em especial, o potencial inovador do ecossistema de Blumenau.

Atualmente uma fintech nacional com milhares de clientes, o início da PagueVeloz está atrelado a outra empresa de tecnologia: a Bludata.

Pouca gente sabe, mas o negócio surgiu a partir da necessidade de clientes em emitir boletos e realizar cobranças e pagamentos de forma simplificada.

Assim, em 2012, surgiu o protótipo que, meses depois deu origem a uma das primeiras fintechs do país. 

O negócio partiu de uma iniciativa de pai e filho, que sempre trabalharam juntos na Bludata: José Henrique da Silva e José Henrique Kracick da Silva foram os fundadores  da PagueVeloz e idealizadores da plataforma que se tornou, posteriormente, uma conta digital completa.

Abraçaram a ideia dentro da Bludata,  fundada pelo pai, onde estrutura de tecnologia e profissionais somaram no desenvolvimento do sistema até que a Pague Veloz  se tornou um negócio independente.

Apesar de consolidada e com mais de três décadas de mercado, o exemplo da fintech impulsionou na Bludata um potencial para se tornar celeiro de boas ideias.

Nos últimos anos, uma empresa de sistemas para produção de placas automotivas (vendida recentemente), e a Global Gate DC, empresa com soluções de infraestrutura, armazenamento e segurança de dados, passaram a fazer parte do grupo empresarial. Essa segunda, inclusive, foi a primeira marca de Santa Catarina a contar com certificação Tier III do Uptime Institute, entidade internacional que certifica os níveis de segurança dos data centers.

E neste ano, um novo negócio também surge dentro do grupo: a SafePoint. A empresa é uma join venture da Global Gate e da companhia capixaba Live, e oferece serviços de cybersegurança. 

INOVAÇÃO PARA MANTER COMPETITIVIDADE

Para o diretor da Bludata, José Henrique da Silva, a trajetória de sucesso da PagueVeloz chancela o potencial de inovação da empresa de onde se originou:

“É muito gratificante ver que uma ideia que surgiu aqui dentro se consolidou a tal ponto de se tornar parte de uma companhia internacional como o Serasa. Isso mostra que após três décadas de atuação, podemos seguir inovando, com negócios variados e criando aqui um ambiente de colaboração para novas ideias”.

Com cerca de 100 profissionais e mais de 5 mil clientes no portfólio, a Bludata tem como principais nichos de atuação o setor automotivo e financeiro.

Já a PagueVeloz, que inicialmente contratou profissionais migrados da própria Bludata, hoje conta com 380 colaboradores e atuação em todo o país.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail