Siga nas redes sociais

Search

Mestre em propriedade intelectual publica capítulo sobre Timbó em livro sobre o tema

Foto: divulgação

De que forma os programas de inovação e a atmosfera dedicada ao tema impactam na realidade de empresas de comércio, indústria e serviços? Como a inovação frugal, recorte que estuda soluções em ambientes sem acesso a recursos, age?

Estas são algumas perguntas que Ana Bilbao responde no livro Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento, publicado esta semana pela Editora Metrics

Ela é mestre em Propriedade Intelectual pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e sócia da Cerumar Propriedade Intelectual.

Ana assina dois capítulos do livro, com artigos apresentados durante o VII Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direito, da Faculdade Meridional, de Passo Fundo(RS). 

O primeiro é baseado na pesquisa realizada para a conclusão do mestrado. Ana investigou com empresas de Timbó (SC) qual a relação entre os programas de inovação fomentados por órgãos governamentais e as entregas das marcas locais. Relacionou também pontos fundamentais da inovação frugal como atuantes neste contexto.

“Fiquei muito feliz com a receptividade do estudo em um evento internacional, partindo de uma experiência de uma cidade catarinense. É mais um indicador que aponta Santa Catarina como referência neste sentido”, destaca.

Já o segundo artigo estuda os aspectos de inovação frugal presentes no Japuir Foot, uma prótese de borracha criada na Índia, em uma região com pouco acesso a ferramentas, tecnologias e matérias-primas que mudou a vida de milhares de pessoas, resgatando dignidade e qualidade de vida. No estudo, Ana destaca os desafios vencidos pelos criadores da solução e de que forma a inovação frugal se apresentou naquela oportunidade. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail