Como marcas podem se tornar líderes do presente e do futuro

Hoje as pessoas estão totalmente conectadas e ganharam conhecimento e poder para influenciar as marcas de maneiras impensáveis até pouco tempo. 

A disrupção migrou da tecnologia para o social, e agora, para o nível pessoal. 

As pessoas enxergam as marcas como se fossem humanas, como companheiros de sua jornada de vida. 

Em contrapartida, a lealdade de marca pode mudar completamente, basta um deslize, e um clique leva o consumidor para o concorrente. 

As expectativas para as marcas estão cada vez mais altas, para que elas atuem além do seu papel normal, e gerem impacto real na vida das pessoas. 

Nesse cenário, alguns conceitos inspiram as marcas que querem ser líderes no presente e no futuro:

TRANSPARÊNCIA COMO UM IMPERATIVO CULTURAL 

As marcas de impacto tem que ter uma cultura forte e projetá-la, de dentro para fora, para tocar as pessoas e criar conexões mais fortes. Marcas transparentes inspiram confiança, engajamento e relacionamentos de longo prazo. 

CADA MARCA PODE SER UM AGENTE DE MUDANÇA

 Marcas de impacto lideram pelo exemplo. O que elas fazem vale mais do que o seu discurso. O lucro é definido pelos princípios. As marcas têm que ir além do discurso e transformá-lo em prática diária, de forma consistente e constante. 

HUMANIZAÇÃO DA REVOLUÇÃO DIGITAL

Além de incorporar tecnologia, o foco tem que estar na conexão humana que as tecnologias podem favorecer. A atitude diante da tecnologia deve ser construtiva e integrativa, colocando os aspectos humanos sempre em primeiro lugar. 

CREDIBILIDADE CADA VEZ MAIS PESSOAL

As marcas de impacto incentivam seus líderes a desenvolverem suas marcas pessoais de autoridade, criando um ecossistema de validação. Seres humanos querem se conectar com seres humanos. É importante empoderar as pessoas que ajudam a elevar a marca no dia-a-dia. 

MENTALIDADE FLEXÍVEL NA ESTRATÉGIA E NAS TÁTICAS

Agilidade para quebrar as regras, desafiar o convencional e trabalhar no modo beta. Uma cultura de experimentação constante. A cultura da empresa deve favorecer a evolução e compreender que erros fazem parte do processo. Desde que as ações sejam alinhadas com o propósito da marca e ajudem a realizá-lo. Em um cenário de mercado em extrema transformação e incerteza, é necessário que o time tenha capacidade de se adaptar constantemente. 

O marketing é muito mais do que apenas vender, é sobre criar conexões humanas e criar soluções que melhoram a vida das pessoas. Essa compreensão fundamental muda a maneira como o marketing é percebido e aplicado nas empresas, em vez do foco apenas na comunicação e na promoção, deve haver uma abordagem holística e integrada, para gerar valor real para as pessoas, 

Para fazer tudo isso acontecer nesse cenário complexo, é necessário uma nova liderança, pronta para o futuro. Um novo perfil profissional, uma nova atitude para conduzir os times e as pessoas para um marketing que realiza todo o seu potencial, ajudando a realizar mais e melhores negócios e a gerar impacto positivo na sociedade. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais