Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa aponta que levedura encontrada na cachaça de Luiz Alves é única no mundo

Foto: divulgação

Uma descoberta histórica animou os produtores de cachaça e aguardente do município de Luiz Alves que estão em busca da Indicação Geográfica (IG) do produto: a levedura de fermentação encontrada na bebida é única no mundo.

O resultado foi obtido durante pesquisa realizada pelo Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que trabalha em parceria com o Sebrae/SC.

O estudo foi apresentado aos produtores de cachaça durante assembleia da associação dos produtores, a APCALA, em setembro.

Durante o estudo, o professor Valdir Stefenon, responsável pela pesquisa, coletou leveduras de seis alambiques de Luiz Alves e comparou com o pacote da CA-11, levedura comercial utilizada em alambiques de todo o país.

A pesquisa identificou que nas cepas da CA-11 haviam três fragmentos diferentes, enquanto nas de Luiz Alves foram encontradas até seis, comprovando a particularidade da levedura, pertencente à espécie Saccharomyces cerevisiae.

A técnica utilizada para pesquisa foi a barcode, que verificou a ordem de distribuição das bases nitrogenadas (A, C, T e G) em fragmentos do DNA, por meio do sequenciamento comparativo das regiões genômicas das leveduras. 

O estudo também apontou que existe diversidade entre as amostras de cada alambique, o que confere o diferencial nos estabelecimento.

A singularidade da cachaça é aliada à forma de produção desenvolvida ao longo de cinco gerações pelos produtores do município.

“Os produtores sabiam que a cachaça era diferente, mas não tinham como provar isso, então fizemos uma espécie de teste de paternidade comparando com as características da levedura comercializada em todo o país para identificar que realmente existe particularidade no produto de Luiz Alves”, explica.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail