Empresa desenvolve cursos via WhatsApp e leva treinamentos ao campo

O desenvolvimento de cursos de capacitação via WhatsApp, ministrados por meio de chatbots dotados de inteligência artificial, é uma novidade no portfólio de soluções educacionais do DOT Digital Group.

Somente o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) já identificou mais de 3 milhões de interações nas oficinas disponíveis gratuitamente em sua vitrine de cursos, desenvolvidos pela equipe de especialistas da empresa.

A iniciativa, voltada a microempreendedores individuais (MEIs), foi lançada em julho do ano passado e já registrou cerca de 50 mil usuários.

Os treinamentos pelo aplicativo também já chegaram ao campo, em parceria com o braço agro da multinacional Bayer

“Esse canal digital popular e democrático permite levar a educação corporativa a públicos com pouco acesso a computador ou dificuldades de conexão à internet e, como os brasileiros já têm familiaridade com o app, melhora o engajamento nos cursos”, explica Carolina Nunes, consultora educacional do DOT Digital Group.

Os treinamentos utilizam o microlearning (atividades de aprendizagem de curta duração). A dinâmica se assemelha a uma conversa, na qual o aluno interage com uma ferramenta de chatbot dotada de inteligência artificial.

Os cursos podem ser acessados 24h por dia e são apresentados por meio de textos, vídeos e áudios curtos, cards ilustrados, planilhas e quizzes, entre outros. 

Durante a capacitação, os usuários recebem feedbacks de como está indo a própria evolução, pelo próprio aplicativo.

Caso a pessoa desista do curso, também há interação motivacional para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.

CAMPO

Outro exemplo de como o WhatsApp pode ser utilizado como solução para treinamentos e capacitações é o programa educacional Plataforma Intacta 2 Xtend®, uma iniciativa da Bayer que visa instruir profissionais do campo via aplicativo de mensagem instantânea e que, entre os parceiros, contou com a expertise do DOT para a implementação do curso no aplicativo.

Destinado a operadores de máquinas e produtores rurais de todo Brasil, a Operação Pulverização é um curso que tem o objetivo de capacitar mais de 10 mil profissionais até o final deste ano, ensinando sobre as boas práticas agrícolas para o uso da terceira geração de biotecnologia em soja da Bayer para a safra 21/22.

O acesso ao curso funciona no próprio aplicativo e é direcionado por meio de uma árvore de decisões. Ao obedecer ao comando indicado, o aluno recebe os conteúdos em formatos diversos: vídeos, podcasts e testes divertidos, que facilitam o acesso e o processo de aprendizagem. Ao concluir as etapas, é emitido um certificado de participação.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais