Siga nas redes sociais

Search

O que é low code e como essa tendência pode aumentar a produtividade de agências de marketing

Foto: tippapatt/AdobeStock

A pandemia tornou  imperativo para qualquer negócio ter uma presença digital, aumentando a demanda por esse serviço das agências de marketing digital e profissionais freelancer.

Nos últimos dois anos, foi possível ver um movimento de agências se reestruturando para se tornarem full service, atendendo de forma integrada as mais variadas necessidades dos clientes: presença digital, campanhas para geração de leads, gerenciamento de mídias sociais, entre outros.

Também ganhou força a criação das eugências, agências de uma pessoa só, que atendem poucas empresas, mas que conseguem entregar vários tipos de serviço.  

Neste compasso, também as organizações passaram a estruturar internamente equipes especializadas em presença digital, as house agencies, que fazem parte de um time de marketing e atende única e exclusivamente as necessidades da empresa.

Nesse cenário, tnto agências quanto empresas passaram a incluir a construção de sites e landing pages como um adicional no seu portfólio de serviços. 

Um levantamento recente da empresa americana Salesforce identificou que 83% dos líderes de tecnologia já apostam em plataformas de pouco código.

Até 2024, segundo a consultoria global Gartner, 80% dos produtos da tecnologia serão feitos por profissionais que não são totalmente técnicos e 65% deles em plataformas low-code.

Todos os dias, soluções low code/no code  estão lançando novos recursos e inovações para atender a crescente demanda por agilidade e produtividade no desenvolvimento web.

Profissionais da web e agências de marketing em todo o mundo estão começando a colher os benefícios do uso de plataformas de construção de sites low code, que vão desde  mais agilidade de entrega até a estruturação automatizada para SEO.

Para agências de marketing é importante identificar os principais fatores por trás dessa tendência e compreender plenamente os benefícios que ela traz.

O que é low code/no code?

Low code/no code (baixo código/sem código) é amplamente definido como uma abordagem visual para o desenvolvimento web.

A tecnologia consiste em plataformas que disponibilizam soluções modulares que podem ser usadas por profissionais com muito ou pouco conhecimento de programação para desenvolver projetos de sites e aplicações para internet.

O low code é uma estrutura fácil e acessível que pode ser customizada de acordo com a necessidade do cliente.

Nos últimos anos, essa tecnologia ganhou uma considerável fatia de mercado com o crescimento de plataformas para desenvolvimento de aplicações, das mais simples às mais complexas, como Wix, Duda e Creatio.

Agências de marketing geralmente usam soluções de marca branca (white label) com a sua própria marca para expandir os serviços aos clientes sem a necessidade de adicionar pessoal caro ou desenvolver software sofisticado.

Com low code/no code, plataformas de construção de sites podem automatizar quase todas as etapas do desenvolvimento, processar e agilizar compilações, aumentando drasticamente a velocidade de desenvolvimento para profissionais da web.

“Um dos principais benefícios das plataformas de construção de sites low code  é que elas permitem que os profissionais da web sejam muito mais ousados no escopo dos projetos de design, agilizando o tempo de entrega e possibilitando a expansão da carteira de clientes. As plataformas low code economizam inúmeras horas de desenvolvimento, reduzindo o tempo de desenvolvimento em média de 50-90% em comparação com profissionais que desenvolvem sites do zero”, destaca Alessandra Sadan, vice-presidente da plataforma de desenvolvimento de sites Duda. 

“Isso é normalmente feito por meio do uso de kits de ferramentas de construção intuitiva e sistemas de gerenciamento de conteúdo eficientes que possibilitam o desenvolvimento de sites em escala. A Duda, por exemplo, também permite que as agências gerenciem uma biblioteca de modelos, seções de site e widgets para acelerar projetos futuros”, complementa.

Em vez de começar do zero todas as vezes, os profissionais da web podem construir uma coleção de sites existentes e seus componentes para aproveitar ao construir novos sites.

Desta forma, o processo de construção é mais como encaixar peças de um quebra-cabeça ao invés de uma batalha difícil para cumprir um prazo com quase nenhum recurso existente.

A consultoria Forrester estima que a movimentação no setor de plataformas de desenvolvimento de low-code chegará a US$ 21,2 bilhões em 2022, o que significa um com crescimento acima de 40% ao ano, comparado aos US$ 1,7 bilhão contabilizados em 2017. 

Esse é um processo de transformação digital pelo qual grande parte das empresas tem passado, em que é preciso ganhar mais produtividade e agilidade para atender às demandas do público.

“O ideal para projetos que exigem manutenção recorrente é buscar uma plataforma de desenvolvimento de sites que agregue ferramentas de design e programação em um só lugar, o que, prontamente, já reduz o custo com ferramentas isoladas e onerosas.”, destaca a executiva.

VANTAGENS

AGILIDADE E PRODUTIVIDADE

O tempo de construção de um site é drasticamente reduzido, pois o desenvolvedor não precisará sempre criar códigos do zero.

Plataformas low code também permitem mais autonomia para as equipes de marketing não dependerem da equipe de tecnologia de informação para desenvolver e atualizar sites e landing pages.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Consequência direta da maior agilidade e produtividade proporcionadas pelas plataformas low code, uma vez que há um melhor aproveitamento da equipe, além da possibilidade de vender serviços por recorrência.

PERFORMANCE

Aqui o que mais chama a atenção são as métricas do Google Core Web Vitals, usadas para avaliar o desempenho de uma página da web. Os três principais Core Web Vitals, hoje, medem a velocidade de carregamento da página (LCP), a capacidade de resposta da página (FID) e a estabilidade visual (CLS).

A otimização para o Core Web Vitals é um fator de desempate significativo entre os sites. Um site bem classificado com essas métricas tem uma vantagem em relação aos concorrentes nas pesquisas quando o conteúdo e a classificação forem comparáveis.

SEGURANÇA

Uma plataforma low-code oferece mais segurança por ter times dedicados à segurança de todos os sites na plataforma, prevenindo invasões e ataques em comparação a soluções de código aberto.

Em resumo, plataformas low code permitem desenvolver sites tão impressionantes quanto os altamente codificados, e o fazem em menos da metade do tempo.

Ignorar essa tendência seria negar a realidade de que low code substituirá o full code para a maioria dos projetos, enquanto desenvolvedores têm mais tempo livre para focar mais do seu tempo e expertise técnica em  projetos mais complexos e que exigem mais personalização.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail