Siga nas redes sociais

Search

O design thinking como inovação no planejamento estratégico empresarial

Foto: Dilok/AdobeStock

No âmbito das organizações, normalmente no quarto trimestre, novos planos e a revisão dos existentes para o ano seguinte e subsequentes, são desenvolvidos através de uma ferramenta de gestão que chamamos de planejamento estratégico empresarial.

O pensamento e o planejamento estratégico são atividades inerente ao ser humano. Podemos fazer nosso planejamento para uma festa, um final de semana, para as férias, aquisição de uma casa, troca de um carro, entre outros.

Por que planejamos para atingir nossas metas pessoais e profissionais? A necessidade de ser realizar um bom planejamento vem do fato de nossas atividades exigirem a utilização de recursos, tecnologia e pessoas coordenadas e gerenciadas de maneira sistêmica e de forma integrada para atingirmos um determinado objetivo, buscando sempre a priorização e a maximização dos recursos a serem utilizados.

O principal objetivo do planejamento estratégico empresarial é garantir que todas as ações realizadas estão alinhadas as diretrizes estratégicas do negócio, em busca de resultados, definindo assim, os caminhos que as organizações devem trilhar a fim de buscarem a sua sustentabilidade e perpetuidade no atual cenário do mundo dos negócios.

No atual cenário do mundo dos negócios, as organizações bem-sucedidas não são aquelas que apenas conseguem apenas prever o futuro, mais sim aquelas que conseguem se adaptar a um futuro ainda não previsto.

Devido a isso, se faz cada vez mais necessária a utilização de uma ferramenta como o planejamento estratégico empresarial como orientação dos caminhos a serem seguidos pelos nossos empreendimentos.

Planejar significa fazer com que a organização saiba claramente aproveitar suas oportunidades, e de modo rápido mitigar seus riscos e combater ameaças, entendo seus pontos fortes e fracos e tendo sempre um plano B para ser executado a qualquer momento que for necessário.

O Design Thinking, é uma forma de desenvolver produtos, projetos ou planejamentos com base na resolução de um problema e de modo colaborativo.

Durante o processo, os participantes podem utilizar sua percepção de mundo para pensar como o seu cliente. O Design Thinking responde de maneira criativa e inovadora às necessidades e aos desejos do seu público-alvo.

Várias técnicas e ferramentas de Design Thinking podem e devem ser utilizadas a fim de aprimorar o planejamento estratégico empresarial, buscando a empatia do público-alvo a co-criação, o visual, a comunicação, as descobertas e as inovações para a definição e o alinhamento da estratégia empresarial, auxiliando nas explicitações das intencionalidades, da política, do poder e da cultura de uma organização.  

O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta de gestão que possui mais de  meio século de existência, e somente atinge eficácia quando bem entendida e realizada por todas as pessoas da organização de forma orquestrada.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail