Siga nas redes sociais

Search

Como manter o engajamento da equipe com uma política de trabalho mais flexível

Foto: Farknot Architect/AdobeStock

A necessidade da adesão ao home office trouxe para diversas empresas novos formatos e frentes de trabalho, que foram moldadas para diferentes realidades. Com as necessidades de adaptação, surgiram também oportunidades de inovação. Por isso, além de promover o cuidado com a saúde dos colaboradores, as empresas foram desafiadas a manter a produtividade, engajamento e crescimento independentemente do formato de atuação. 

Foi o caso da Área Central, organização focada no associativismo empresarial e eleita por quatro vezes como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Com a política de trabalho híbrido, inicialmente para equipe de Produto, em que o colaborador se divide entre o trabalho no escritório e em casa, uma série de ações foram implementadas com o objetivo de envolver todo o time.

“As adaptações ficaram mais evidentes no último ano, e essa adaptabilidade no formato de trabalho teve que ser moldada. Antes de inovar, nos preocupamos em assegurar a saúde dos colaboradores, exercendo nosso lema de ‘pessoas para pessoas’. Ter uma cultura clara e praticada pela empresa nos ajudou muito a enfrentar todas as adversidades. A frente presencial retornou 100% assim que ficou seguro para todos e, no último mês, foi iniciado o formato híbrido. Além disso, a flexibilidade de horário também foi adaptada. Os colaboradores têm períodos definidos para a disponibilidade de contato, atividades e reuniões. Dentro desse cenário, podem optar pelos seus horários de entradas e saídas”, contextualiza Rudinei Pereira, analista de marketing da Área Central.

Além da flexibilidade de horários e da rotina de trabalho, a política da empresa também mudou a forma de incentivar o engajamento.

A fim de aproximar ainda mais os colaboradores da companhia, foram criadas diversas ações, benefícios e projetos para manter a empresa como uma das melhores para se trabalhar no país.

Na prática, há atividades que incentivam o bem-estar, com foco nos objetivos e no crescimento de todos os envolvidos. 

“Entre as ações, destacamos o AConnect, que alinha a comunicação entre todos da empresa com temáticas da diretoria e dos colaboradores. Outro exemplo é o AConteceu por aqui, uma newsletter mensal com conquistas, indicação de materiais interessantes, gamificações e galeria de imagens. Também colocamos em prática o projeto ‘Olimpíadas na Área’, que contou com seis modalidades diferentes e ofereceu prêmios aos participantes”, explica analista.

Apesar dessas novidades trazidas pelas novas formas de trabalho, as ações tradicionais se mantiveram na empresa. É o caso das campanhas de Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, que alertam os profissionais sobre os riscos envolvidos e ajudam a levantar a bandeira do autocuidado, colocando a saúde em primeiro lugar.

“Essas são as frentes que utilizamos para garantir o engajamento das equipes, ou seja, que englobam todos os profissionais que atuam na empresa. É um benefício como o plano de saúde, por exemplo. Mas também há um cuidado individualizado, como o Plano de Desenvolvimento Profissional (PDP), que formaliza a jornada de evolução de cada colaborador de forma personalizada”, conclui.

Com práticas coerentes e engajamento em dia, os profissionais ficam mais motivados e acabam aumentando a excelência nos resultados.

Além do bom clima corporativo, a satisfação profissional aumenta a cultura organizacional da empresa, impactando positivamente no cotidiano de todos os colaboradores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail