Siga nas redes sociais

Search

5 tecnologias que a gestão pública precisa aderir

Compartilhe

Foto: divulgação/1Doc

A gestão pública, na maioria das vezes, é criticada pela lentidão no atendimento das demandas. Isso acontece quando a tramitação oficial das informações é feita no papel. Como comprovado, o papel é um veículo de informação caro, lento e não rastreável. Na gestão pública, a demora na resolução das demandas e a falta de transparência em processos leva a descrença da eficiência, o que deve ser prioridade dos órgãos públicos. 

No Brasil, por exemplo, temos 5.568 prefeituras, que precisam atender às solicitações de cerca de 200 milhões de pessoas no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E nesse contexto, temos um recurso que faz com que o caso do parágrafo anterior seja suprimido: a tecnologia

Graças a ela, existem empresas e soluções que inovam e ajudam o dia a dia do setor público e privado. Um exemplo é a 1Doc, uma das maiores govtechs do Brasil. Através de uma plataforma de comunicação e processos digitais, a empresa catarinense leva serviços mais eficientes e transparentes para entidades de todos os portes, em todo Brasil, beneficiando dezenas de milhões de pessoas com processos eletrônicos, workflow, ged, assinatura digital, atendimento, comunicações e outros.

Um dos diferenciais da empresa é a capacidade de promover e proporcionar soluções atuais que atendem processos de ponta a ponta. Confira abaixo 5 tecnologias que a gestão pública precisa aderir e a 1Doc já aplica:

RASTREABILIDADE

Imagina você precisar de algum serviço da prefeitura, por exemplo, e ter que se deslocar até lá para dar início à solicitação. Após isso, te informam que vão dar o retorno de quando sua demanda estiver pronta, mas sem um prazo definido. Assim, você passará dias sem nenhuma informação sobre. Obviamente, essa situação não é nada confortável. 

Com a solução da 1Doc, prefeituras e qualquer órgão público possuem uma forma bem eficiente e transparente de tramitação. Seja a ligação de um ponto de energia, a assinatura de algum documento, solicitação de alvarás ou qualquer outra demanda. A cada atualização da solicitação, desde a entrada até a finalização do processo, os envolvidos são notificados em tempo real, promovendo transparência na resolução das demandas.

INDICADORES

Planilhas não são eficientes por si só. O principal motivo é que um monte de dados não são suficientes se não estiverem interpretados de alguma forma. Nesse caso, a 1Doc possui relatórios que também gera gráficos capazes de mostrar os melhores indicadores e auxiliar o gestor a tomar decisões. Tudo de forma fácil, intuitiva e rápida.

DOCUMENTAÇÃO E BACKUP

Na tecnologia, quase tudo pode ser recuperado. Uma plataforma segura e confiável sempre terá uma cópia de segurança (backup) dos seus dados armazenados. 

Na 1Doc, ele é feito constantemente, além disso, todas as interações e informações não podem ser apagadas por ninguém, os históricos se mantêm completos sem perda ou extravio.

SAAS

Constantemente os sistemas são atualizados e, geralmente, para ter acesso às novas versões é necessário um novo investimento. No modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço.

Nesse caso, a 1Doc atualiza constantemente a plataforma com features, acompanha o uso dos clientes e presta suporte ao vivo para os usuários sem custo nenhum além da mensalidade.

CLOUD COMPUTING

Em vez de ter que comprar e manter datacenters e servidores físicos, a 1Doc usa cloud computing (computação na nuvem) da Amazon Web Services (AWS).

Um dos benefícios é a agilidade, que possibilita acesso aos serviços a qualquer momento.

A  economia também é uma das vantagens, uma vez que você não precisa de espaço físico e paga apenas pelo uso real do serviço em nuvem, ou seja, o que consumiu, além disso, a computação na nuvem permite a implementação global.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail