Siga nas redes sociais

Search

Dia do cliente: consumidor mais conectado exige comunicação centrada em estratégia

Foto: divulgação

Por Raquel Leidens, diretora de operações da Seven.

O movimento do mercado para um caminho mais conectado é uma realidade que já vem dando sinais há alguns anos. Primeiro de maneira calma, sutil, e agora “escancarando portas” e fazendo todos os negócios entrarem na dança. E não se engane, recusar esse convite não é uma opção. 

Já antecipo: ainda que seja evidente que as mudanças tenham trazido um forte impacto, no fim, a publicidade segue mantendo o mesmo desígnio com o qual surgiu: o de criar conexões de valor. Conexões essas que se tornam muito mais facilitadas através do uso de dados, da possibilidade de mensurar estratégias e visualizar o que é aceito e de que forma é consumido.

E para que essa ligação seja eficaz, um dos maiores desafios atuais da publicidade é a conexão com o cliente, cada vez mais crítico, bem informado e exigente. O público final recebe tanta informação ao mesmo tempo, que a pergunta que fica é: como ser efetivo e atrativo no meio de tanta competitividade? Como criar laços, encantar o consumidor, comunicar com efetividade? Uma pesquisa da Kantar Ibope demonstrou que 54% dos consumidores optam por anúncios relevantes a seus interesses e particularidades, descartando os demais. Nesse ponto a criatividade – essência do trabalho publicitário aliada à habilidade de trabalhar com números – torna-se o alicerce para uma comunicação eficaz. 

Não havendo mais divisão entre o on-line e o off-line, é preciso que o segmento busque nas métricas a regência de sua atividade. Valores que levem as estratégias à assertividade e que conversem com linhas criativas de conectar pessoas. Isso porque é a criatividade que direcionará o consumidor a ver nas marcas muito mais do que produtos, mas sim a possibilidade de uma companheira que partilha interesses e convicções.

A velocidade de adaptação precisa ser potencializada, porque a transformação no meio digital é o canal que mais vem captando recursos publicitários, tendo crescimento de 26,7% no último ano, de acordo com o Cenp. Esse mercado pujante também apresenta a vantagem de trazer métodos globais para o cenário regional, apresentando assim uma variedade ampla no modus operandi publicitário. 

Ou seja, com esse alto volume de mudanças e informações, a atenção à estratégia é o que traça o caminho eficaz para um relacionamento de valor com o cliente. Seguimos, é claro, sem soluções prontas para a comunicação de sucesso, mas ações assertivas são resultado de estudo, dedicação, entendimento das mudanças e a adequação a elas, mantendo sempre o que a publicidade tem de melhor: o dom de criar laços e despertar a emoção. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail