UFSC e SCGÁS firmam parceria para desenvolvimento de projeto de eficiência energética

Visando promover o aumento da eficiência energética no segmento industrial, a SCGÁS assinou uma parceria com a FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária)

Por meio dessa parceria, serão realizados estudos de eficiência energética nos fornos da Cerâmica Gabriella, de Criciúma.

As pesquisas serão feitas pela equipe do professor Agenor De Noni Junior, adjunto do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da universidade.

“Neste projeto, o foco é fazer um diagnóstico do consumo energético de fornos cerâmicos. A partir das oportunidades identificadas, serão realizadas ações para aumentar a eficiência energética. São medidas que dependem de caso a caso. Em geral são ajustes dos queimadores, na curva de pressão do forno e no funcionamento de controladores”, destaca.

Atualmente, as 325 indústrias que utilizam gás natural no estado são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial de todo o estado. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais