Siga nas redes sociais

Search

Startup fatura milhões com sapatos sustentáveis

Da esquerda para a direita, os sócios: Pedro Englert, Eduardo Mendes Rocha, Mateus Schaumloffel, Eduardo Glitz. Foto: Marcelo Pereira.

A Yuool, startup fundada por ex-sócios da XP Investimentos, levou 1 ano fazendo testes para apresentar aos consumidores calçados inovadores, térmicos e sustentáveis, feitos de Lã Merino, importada diretamente da Itália. A ideia da empresa foi colocar no mercado produtos simples, básicos, confortáveis e de qualidade.

A prova de que a teoria bate com a prática está nos números. A expectativa da empresa, para o primeiro ano de atividade, era vender 1.500 pares, mas a realidade contou com a comercialização de 8.500. Em 2019, o número de pares vendidos passou dos 20 mil. E no ano passado, em plena pandemia, os números se mantiveram estáveis e a empresa registrou faturamento de R$ 7 milhões

Os dados colocam a Yuool como uma das maiores DNVBs (marcas verticais e nativas digitalmente) do país. Na coluna de hoje falamos com Eduardo Glitz, um dos fundadores da empresa, para entendermos um pouco mais sobre a fase atual do negócio e perspectivas de mercado.

A Yuool busca ser uma marca consciente, responsável e sustentável. Você acredita que somente as marcas com esse propósito terão espaço no mercado daqui em diante?

Sim, este é um movimento sem volta. Obviamente ocorre de forma gradual, e vem junto com um movimento onde não são mais as empresas que decidem o que querem vender, são os clientes que decidem de quem comprar. Antes, eu só conseguia comprar o que a loja da minha cidade oferecia. Hoje é o cliente que decide onde e de quem comprar, e ele fará isto com as empresas que melhor estiverem alinhadas com os propósitos e valores que ele acredita.

Você atua em várias startups e empresas com bases tecnológicas completamente diferentes. Como faz essas escolhas por segmentos? E como dá conta de tudo?

Investimos em empreendedores e negócios que acreditamos que fazem parte deste processo de evolução da Nova Economia, e, principalmente, que estão alinhados aos nossos valores. Negócios que estão mudando a vida e os hábitos das pessoas para melhor. Em 2017, quando a Yuool começou, poucos acreditavam que as pessoas iriam comprar sapatos online, de uma única marca, sem experimentar e nem conhecer a marca. A Yuool conseguiu!

Eu conheci a linha específica de vocês para o home office e achei super confortável e prática. Como foi o crescimento da empresa durante a pandemia?

Como boa parte dos varejistas do segmento de moda, sofremos bastante no início. As pessoas não queriam comprar um tênis novo para ficar em casa, a moda é algo que está relacionado às relações sociais. Por isso, o desenvolvimento do Yuool Home Office, que buscou atender todas as necessidades das pessoas que estão mais em casa.

Qual o principal diferencial competitivo da Yuool aqui no Brasil? Quem são seus concorrentes?

Existimos para entregar conforto à vida das pessoas, em todos os pontos de contato com a empresa, e isso foi o que nos fez reconhecidos nos últimos anos. Difícil descrever concorrência, pois o que entregamos hoje ao cliente em termos de conforto, ninguém entrega. Mas claro que todos que produzem sapatos hoje, de alguma forma, estão concorrendo com a gente.

Quais as expectativas para esse e o próximo ano?

Devemos terminar o ano com mais que o dobro de receita do ano passado e pretendemos, em 2022, atingir R$30 milhões em vendas. A expectativa é seguir com novos lançamentos e entregar cada vez mais produtos conectados ao nosso propósito.

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail