Siga nas redes sociais

Search

Como a transformação digital da construção impacta no futuro do país

Foto: divulgação

Por Fabrício Schveitzer, diretor de estratégia e mercado do Sienge, diretor de habitação e tecnologia do Sinduscon Florianópolis e conselheiro da Cidade Pedra Branca e da Dimas Construções. Co-autoria de Bruno Loturco, head de comunicação estratégica do Sienge.

O déficit habitacional brasileiro é de 30 milhões de residências até 2030. Para ser suprida, essa demanda colossal, calculada pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), precisa que o setor da construção promova de uma vez por todas a sua transformação digital.

Ao fazer isso e passar a basear suas tomadas de decisões e mecanismos de controle em dados trafegando por sistemas integrados, o setor tem o potencial de promover um verdadeiro salto competitivo para a economia nacional. Afinal, estamos falando de um setor que responde por 7% do PIB brasileiro e cerca de 2,5 milhões de empregos diretos.

Como podemos ver, uma construção forte significa um Brasil competitivo. Algo que construtoras e incorporadoras sabem muito bem. O momento é bastante favorável tanto para quem constrói como para quem quer comprar imóveis. É por isso que, especialmente se você mora numa grande cidade, já deve ter reparado na crescente quantidade de tapumes cercando canteiros de obra pelas calçadas.

Não há como atender a uma demanda desse tamanho e, logicamente, aproveitar a retomada do crescimento que começa a se desenhar, sem investir em tecnologia. E é exatamente isso que construtoras e incorporadoras têm feito nos últimos anos. Afinal, não há como fazer as coisas do mesmo jeito e esperar resultados diferentes.

Até mesmo porque isso significaria construir com os mesmos baixos níveis de produtividade de décadas passadas, com prazos de obra que não atendem à demanda atual e promoveriam desconexão com a oferta. E, quando a demanda é maior do que a oferta, os preços sobem. Para manter os preços dos imóveis em patamares acessíveis, é necessário às empresas da construção adotar tecnologias capazes prover ganhos de produtividade integrando a cadeia.

Para o consumidor final, que compra e mora nos imóveis, nem sempre é fácil perceber como as obras se modernizaram quanto a processos, equipamentos e materiais, com ganhos expressivos de qualidade e produtividade. Entretanto, uma verdadeira revolução está acontecendo do outro lado dos tapumes de obra que você encontra pela sua cidade e ela impacta positivamente na vida de todos os brasileiros.

Possivelmente, a ponta mais visível da transformação digital do mercado imobiliário está nos novos processos de compra, venda e uso dos imóveis. Fruto de um caldo cultural voltado à digitalização e inovação no segmento, o amadurecimento dessa frente tem levado à criação de experiências inovadoras para famílias na jornada de compra da casa própria.

Com investimentos bilionários, alguns portais de imóveis têm feito muito mais do que apenas transportar anúncios de casas e apartamentos para o ambiente virtual. Além de algoritmos que identificam as preferências dos compradores, essas empresas têm provocado mudanças em como as pessoas se relacionam com o local onde moram, agregando serviços e conveniências ao processo, especialmente financeiras e burocráticas.

Nessa linha, um portal imobiliário consegue, por exemplo, eliminar a figura do fiador em processos de locação, acionar empresas especializadas em vistoriar imóveis ou gerir reformas e manutenções, transformando a experiência com celeridade e confiabilidade.

Para isso acontecer a informação precisa chegar corretamente e em tempo hábil a todos os pontos da cadeia. Este talvez seja, aliás, o principal gargalo histórico de um setor composto por mais 1,6 milhão de empresas, com atuação pulverizada e processos fragmentados em uma cadeia com dificuldades de comunicação.

A única maneira de proporcionar dinamismo ao processo é com a disseminação de plataformas tecnológicas especialistas na indústria da construção, desenhadas para que os dados circulem de forma rápida e confiável ao longo da cadeia. Além disso, devem ser acessíveis e inclusivas, já que o setor conta com empresas de diferentes portes e níveis de maturidade tecnológica.

É a partir da oferta de tecnologias adequadas e integradas para modernização do setor que construtoras e incorporadoras têm se transformado em empresas de tecnologia que constroem, que têm nos dados a base para uma atuação integrada. Dessa maneira, muito além do que ocorre atrás dos tapumes, a transformação digital da construção tem levado à integração do setor em um ecossistema tecnológico rico e inteligente, capaz de transformar o Brasil um país cada vez mais competitivo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail