Siga nas redes sociais

Search

Atendimento virtual garante acesso à Atenção Primária à Saúde em qualquer ponto do país

Foto: divulgação

A pandemia provocou crescimento exponencial no uso da teleassistência e abriu espaço para novos serviços, como a oferta de Atenção Primária à Saúde (APS) com acesso facilitado de qualquer localidade, mesmo fora dos grandes centros.

Especialista em gestão no segmento de saúde, a AsQ desenvolveu a plataforma APS Virtual, que permite aos pacientes ter acesso a consultas com o médico de família ou enfermeiro, atendimento e acompanhamento remoto pelo concierge de saúde (técnico em enfermagem), e até consultas com nutricionista ou psicólogo, tudo de forma remota.

“A grande vantagem em ter uma Atenção Primária virtual é que, independentemente de onde a pessoa resida, ela poderá  ter um profissional corresponsável pela sua saúde”, ressalta Vilma Dias, Diretora de Relações Institucionais e Produtos da AsQ.

Ela explica que a ferramenta segue o mesmo conceito da forma presencial. A diferença é na forma de contato.

“O que buscamos é que todas as pessoas possam ter um profissional que coloque a pessoa no centro do cuidado junto com sua família, trabalhando, com todos, as metas para buscarem melhor nível de saúde e não apenas atender quando já doentes”, explica.

Dados da pesquisa Demografia Médica no Brasil 2020, feita em parceria do Conselho Federal de Medicina com a Faculdade de Medicina da USP, indicam que persiste no país um obstáculo antigo ao acesso das pessoas a serviços médicos: a concentração de profissionais nos grandes centros.

O levantamento mostra que 48 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes concentram 30% da população e 60% dos médicos do país.

Por outro lado, em 3.800 municípios com até 20 mil habitantes estão distribuídos 14 mil médicos, uma média pouco inferior a quatro profissionais por localidade.

Coordenadora de Atenção Primária à Saúde da AsQ, Ana Carolina Custódio diz que a Atenção Primária é a forma ideal de entrada para ações de cuidado com a saúde, organizando uso dos recursos da rede prestadora. O objetivo do atendimento é entender a singularidade de cada caso e definir o direcionamento para o cuidado mais adequado.

“Como diferencial, temos a garantia de um cuidado baseado em evidências científicas fortes e a possibilidade de contato com uma equipe de saúde que trabalha de forma interdisciplinar”, complementa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail