Siga nas redes sociais

Search

Terceirização de data center traz mais economia e eficiência para pequenos e médios negócios

Foto: divulgação

Uma pesquisa recente da Gartner mostra que os gastos mundiais com infraestrutura de data center devem chegar a 200 bilhões de dólares ainda este ano, um aumento de 6% em relação ao que era esperado para o período.

Esse crescimento é instigado principalmente pelo aumento de dispositivos com acesso à Internet das Coisas (IoT) e retenção de dados na nuvem.

E neste cenário, muitos negócios estão optando por terceirizar o armazenamento de dados, reduzindo assim custos com instalação própria.

Isso porque a troca diária de dados em uma empresa e o uso de softwares de gestão, por exemplo, gera uma grande quantidade de dados, e a manutenção do espaço físico de um data center, que exige capacidade técnica para manutenções, temperatura controlada e aparelhos de alto custo,  pode ser um desafio para pequenas ou médias empresas.

“Para evitar problemas com falta de estrutura, uma possível solução para as empresas é terceirizar o serviço. Assim o data center, que é o coração de uma empresa de tecnologia, passa a ser gerido por equipes de TI especializadas e gera economia para o empresário”, explica Jean Jader Martins,  diretor da Global Gate DC, empresa do Grupo Bludata, especializada em soluções de infraestrutura e segurança de dados.

Uma das vantagens de terceirizar a armazenagem de informação é não ter a necessidade de investir na construção de seu próprio centro de dados, gerando economia de gastos com essa reforma e também possibilitando o funcionamento da empresa em um local de espaço reduzido.

O diretor destaca que outro benefício diz respeito à segurança utilizada para a troca de dados:

“Com o serviço executado com auxílio de uma equipe especializada, a segurança das informações é reforçada, garantindo que o data center irá funcionar ininterruptamente junto com seu sistema de segurança, aumentando assim a confiabilidade dos clientes no produto ou serviço oferecido pela empresa”.

Um data center terceirizado também vai garantir a agilidade nos processos e na resolução dos problemas, o que é fundamental quando falamos de troca de dados sem interrupção.

“Grandes períodos de inatividade podem trazer muitos prejuízos para seu negócio. O DC terceirizado conta com especialistas em áreas como suporte de hardware e software, gerenciamento do banco de informações e consultoria para evitar prejuízos ao cliente ou usuário bem na hora em que ele está usando o sistema”, complementa.

Terceirizando a estrutura de armazenamento dos dados e trocas de informações geradas, o empresário e seus colaboradores podem voltar a focar no que realmente importa no dia a dia do negócio, que é o core business da empresa.

“O empreendedor pode oferecer trabalho praticamente ininterrupto, confiabilidade e segurança para seu cliente e para seu próprio trabalho, contando com suporte de equipe especializada para solucionar problemas ao dividir a responsabilidade pelo armazenamento de dados com o data center terceirizado”, conclui Jean.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail