Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: O papel da assessoria de imprensa como diferencial competitivo de empresas e startups

Foto: divulgação

Mais do que nunca, a comunicação estratégica tem se tornado uma ferramenta poderosa para quem quer se posicionar no mercado. Um dos serviços buscados por empresas e startups para ajudar na construção de autoridade é a assessoria de imprensa. Nesse Economia SC Drops, conversamos com Rodrigo Lóssio, fundador e CEO da Dialetto, agência especializada em assessoria de imprensa para empresas de tecnologia, para entender a real importância desse serviço. Confira abaixo:

Qual a importância da comunicação para empresas?

Lóssio: Há muito tempo a comunicação deixou de ser um setor ou responsabilidade de somente uma pessoa ou um time dentro de uma organização para ser um tema protagonista em todas as áreas. O meio digital acelerou este processo fazendo com que os gestores de marketing e comunicação passem a se posicionar como gestores e hubs de informações nas organizações, e orquestradores dos diferentes canais que a empresa precisa se posicionar, seja institucionalmente, seja por meio de suas lideranças e porta-vozes. Então a comunicação segue sendo importante e estratégica, mas está cada vez mais complexa. 

Como a assessoria de imprensa ajuda na visibilidade da marca?

Lóssio: A imprensa tem um papel fundamental como formadora de opinião, além de ser a principal e a fonte de informação com mais credibilidade. As marcas tem na assessoria de imprensa uma aliada para desenvolver um trabalho estratégico que contribua não somente na visibilidade, mas também na construção de reputação, credibilidade e como ferramenta para geração de demanda. Mesmo em tempos de influenciadores digitais, que usam como plataformas as redes sociais como meio de relacionamento, a imprensa possui um papel estratégico sobretudo para marcas que precisam se fortalecer enquanto autoridade e referência nos seus segmentos. No universo B2B, em que atuo com mais intensidade, é uma das principais ferramentas de gestão de marca.

Como a comunicação pode alavancar startups no mercado?

Lóssio: Um dos grandes diferenciais das startups é o grau de inovação e disrupção que elas buscam levar para seus mercados e clientes, desafiando o status quo e a forma que negócios mais tradicionais operam. Por este motivo, na última década, as startups passaram a ocupar um espaço privilegiado da cobertura jornalística de editorias de negócios, inovação, empresas, tecnologia e até mesmo comportamento. No que diz respeito à comunicação, as startups também contribuíram para a criação e a adoção de novos canais estratégicos de comunicação, como o marketing digital voltado aos resultados e geração de demanda, principalmente o inbound marketing. Aliar estas novas formas de comunicação e ferramentas foram estratégicas amplamente adotadas pelas startups nos últimos anos e que influenciaram, inclusive, em como as empresas mais tradicionais atuam nestas frentes. 

Por que é importante inserir a assessoria de imprensa e de comunicação nos planejamentos estratégicos de uma startup?

Lóssio: Pela visão de inovação que as startups levam ao mercado, e por serem empresas ainda em estágio inicial de negócio, penso que a assessoria de imprensa é uma excelente ferramenta com custo benefício adequado para a construção inicial do posicionamento do negócio para os seus diferentes públicos. Os pontos de atenção que eu trago sempre quando a startup quer usar este canal, é que ela tenha: minimamente validado já suas soluções no mercado; tenha consolidado seus primeiros cases, com boas histórias de adoção das tecnologia e resultados objetivos e palpáveis em seus clientes; tenha números que consigam já demonstrar o impacto do seu negócio nos seus segmentos de atuação. Estas características garantem que esta startup já venha passado das etapas iniciais de validação de suas soluções e esteja em um momento mais próximo ou já em escala de negócio, isso é fundamental até para aproveitar os benefícios que um bom trabalho de assessoria pode trazer para o seu negócio.

O conteúdo de uma empresa pode significar seu diferencial competitivo?

Lóssio: Com certeza – e nunca foi tão fácil produzir conteúdo e construir seu próprio canal de mídia. Por meio do portal institucional e dos blogs as empresas podem produzir conteúdo de qualidade com o objetivo de atingir diretamente seus diferentes públicos – que no digital aprofundamos no conceito de personas, que podem ser os decisores ou influenciadores da jornada de compra de um produto ou serviço, por exemplo. As redes sociais, por sua vez, são canais estratégicos de serem utilizados, pois no geral é onde grande parte do público cliente das empresas está presente. O único cuidado é que as redes sociais não sejam o único e exclusivo canal de comunicação, pois por mais que as plataformas permitam que marcas criem seus canais próprios, eles são espaços “alugados”, ou seja, podem a qualquer momento sofrerem mudanças ou novas regras impostas pelas big techs, como Facebook, LinkedIn, Twitter, TikTok, por interesses próprios ou comerciais. Em negócios B2B, defendo muito a combinação de portais e blogs próprios no domínio da marca, com uma distribuição de conteúdo que privilegie canais de e-mail, como newsletter, ou de relacionamento direto como Whatsapp. Os principais ativos acabam sendo o volume de leads que a marca consegue conquistar por meio destas ações e o conteúdo de qualidade sendo alcançado por meio dos buscadores, bem como o impacto dele direto para o público de interesse.

No mundo digital, como o planejamento de comunicação pode ser complementar ao plano de crescimento da empresa?

Lóssio: O planejamento de comunicação pode não somente complementar como ser um dos motores que propulsiona o crescimento da empresa, por meio destas estratégias de geração de demanda que são precedidas por comunicação, conteúdo de qualidade, construção de autoridade e visibilidade. E o grande ponto é que existem ferramentas e estratégias para cada etapa do plano de crescimento da empresa, desde o momento de validação do negócio, primeiros clientes, escala, atração de investimentos e até mesmo para atrair possíveis compradores, cenário muito comum neste ambiente de inovação. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail