Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: Presidente da Confebras conta como quer transformar o Brasil numa nação cooperativista

Foto: divulgação

O Economia SC Drops de hoje conversa com Moacir Krambeck, atual presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), sobre as ações da instituição em sua gestão. O economista de Blumenau também é Presidente do Conselho de Administração da Central Ailos. Liderança reconhecida no movimento cooperativista, ele ainda atua como vice-presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), integrando também os Conselhos de Administração da Viacredi e da Quanta Previdência. Confira abaixo:

O cenário do cooperativismo tem apresentado grande crescimento, mesmo em tempos de pandemia. Quais as expectativas para os próximos meses?

Moacir: O setor tem um enorme comprometimento com as comunidades onde as cooperativas estão inseridas, em levar qualidade de vida, prosperidade e apoio aos associados em momentos de crise. Um exemplo disso é a adesão que as cooperativas tiveram aos recursos recebidos do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), lançado no início da pandemia, em 2020, e que agora se tornou um programa permanente do Governo Federal. O movimento cooperativista provou sua força diante desse cenário desafiador. As cooperativas de crédito cresceram no ano passado e seguem em ritmo de aceleração em 2021. Os números do movimento falam por si: tivemos um crescimento de 29,97% na carteira de crédito Pessoa Física de março de 2020 a março de 2021 e 49,92% na carteira de Pessoa Jurídica, se considerarmos as cooperativas singulares do Brasil. O desempenho do cooperativismo faz dele um elemento fundamental na recuperação econômica que se aponta e reforça seu papel de sustentáculo financeiro para um mundo em transformação.

Quais temas serão trazidos para discussão no Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito?

Moacir: Com mais de 40 palestrantes de renome nacional e uma programação que supera as 30 horas, o conteúdo do 13º Concred Digital foi organizado para atender às principais demandas do cooperativismo, com temas de alta relevância para gestores, dirigentes e colaboradores das cooperativas e em total sintonia com as expectativas de quem faz o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Entre os principais assuntos estão regulação, ESG (Environmental, Social and Governance), liderança, estratégia, cenários, tendências globais e negócios, inovação e diversidade. Essas questões serão abordadas de forma profunda por lideranças que se destacam pelo conhecimento e capacidade de antever e desenhar o futuro. Isso sem contar as novidades inéditas, como a Feira Virtual de Negócios Cooperativistas, uma oportunidade única para networking e aceleração de negócios, e o espaço Integração Juventude, que terá uma programação gratuita e pensada exclusivamente para jovens de 18 a 35 anos. Sem dúvida, será uma edição memorável.

Qual a importância desse evento para o setor?

Moacir: A visão holística e ampla que guiou a seleção de temas e palestrantes leva em conta preparar os participantes para um futuro que já está acontecendo. Integrar-se à digitalização e à conectividade é inadiável para ocuparmos o centro das novas perspectivas financeiras. A Confebras acredita que aliar a tecnologia à perspectiva inclusiva, igualitária e humana que norteia o cooperativismo é primordial para alcançar a transformação social. Por outro lado, cada vez se torna mais necessário trazer ao debate o uso das ferramentas de conectividade na construção de um mundo e de negócios mais humanos. Sob essa perspectiva, a Confebras vai estimular uma ampla reflexão ao setor, uma troca de ideias e de experiências a respeito de temas essenciais para o segmento, como a formação de lideranças femininas e jovens, a construção de propósito e valores, além do aprendizado trazido pela Geração Z. É uma programação repleta de intersecções com a abordagem humana e do cooperativismo como agente de desenvolvimento econômico e social, e que com toda a certeza terá um impacto muito positivo no âmbito do ramo de crédito.

O senhor assumiu, recentemente, a presidência da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito. Quais os planos traçados para o órgão?

Moacir: A ideia, em princípio, é dar continuidade ao que vem sendo feito. Continuaremos aprofundando o conhecimento sobre cooperativismo. Procuraremos disponibilizar instrumentos necessários à inclusão das cooperativas independentes. Também buscaremos convencer os jovens sobre a filosofia cooperativista, que, no seu âmago, expressa exatamente o desejo das gerações Y e Z. Evidenciar que o cooperativismo não é somente uma instituição econômica, mas muito mais, pois considera as pessoas como o centro de tudo e está voltado a elas, sem nenhum preconceito ou pré-julgamento. Nesse sentido, o 13º Concred Digital, como já citei, colocará os principais temas do setor em pauta, inclusive com a criação do Espaço Integração Juventude dentro do evento. Outra grande iniciativa deste ano é a programação especial para lançar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, idealizado pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), será comemorado no dia 21 de outubro, sob o tema “Construindo saúde financeira para um amanhã melhor”. Teremos webinars, debates e entrevistas para tratar da questão que mobiliza hoje todo o planeta, especialmente após a pandemia, quando milhões de famílias tiveram suas finanças profundamente afetadas.

Em sua posse, o senhor afirmou que “nossa missão é transformar o Brasil numa nação cooperativista”. Como isso será feito e quais os benefícios dessa transformação no país?

Moacir: Temos um belo trabalho a fazer, já que atualmente somos mais de 13,1 milhões de cooperados, 840 cooperativas e 6.626 postos de atendimento no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, segundo os últimos dados do BureauCoop, a ferramenta de Business Intelligence da Confebras. Diversas ações estão sendo tomadas com o objetivo das cooperativas alcançarem 20% do crédito concedido no Sistema Financeiro Nacional até 2022, cumprindo a meta definida pela Agenda BC#, do Banco Central do Brasil. As cooperativas estão se expandindo, ampliando a capilaridade de suas agências e aprimorando as plataformas digitais como mostras de que o movimento veio para ficar, sempre mais sólido. A Confebras tem feito sua parte para disseminar o cooperativismo também fazendo uso da educação a distância, pois sabemos que é a pedra de sustentação do setor. Temos implementado iniciativas de suma importância, como os cursos EaD e o Programa CooperaEduca, voltado ao público infanto-juvenil. Também já consolidamos outro evento, o Fórum Integrativo, que é realizado a cada dois anos como um aquecimento para os Congressos. Queremos, com essas ações, contribuir ainda mais para valorizar este movimento, que promove a economia solidária e a prosperidade por onde avança. Essa é a nossa grande missão.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail