Siga nas redes sociais

Search

Incubadora expande atuação para novas cidades de Santa Catarina

Centro de Inovação Blumenau. Foto: divulgação

O MIDITEC, considerado uma das cinco melhores incubadoras do mundo de acordo com o UBI Global, está expandindo sua metodologia para novas regiões.

Agora a iniciativa, gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, já está em funcionamento na Softville Ágora, em Joinville, no Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque, e no Instituto Gene, em Blumenau.

Atualmente, são 50 empresas incubadas na rede e a expectativa é chegar a 75 negócios até o fim deste ano. 

“Estamos nesse processo de expansão em que a metodologia da incubadora teve mudanças por causa da pandemia e da crescente necessidade de auxiliar no desenvolvimento e apoio às startups. O programa está sendo aplicado de forma 100% online, mas depois da crise sanitária passará a adotar um formato híbrido, o que possibilita que um maior número de negócios de outras cidades participem”, explica Mariana de Souza Cândido, coordenadora do MIDITEC.

Ao longo de 22 anos, 125 empresas já se graduaram. Segundo estimativa da ACATE, em 2020, as empresas graduadas faturaram R$ 1,5 bilhão e geraram 7 mil empregos.

Uma das empresas graduadas é a Asksuite, de Florianópolis, plataforma de atendimento inteligente para redes hoteleiras.

Danilo Pavei, COO da startup, conta que “os mentores nos apoiaram de maneira muito forte no amadurecimento do time de lideranças, através dos treinamentos e dos programas de desenvolvimento. O uso dos consultores nas áreas jurídica, de propriedade intelectual, contabilidade e finanças nos ajudaram a melhorar nossos processos e reduzirmos os riscos com o subsídio que o MIDITEC nos deu”.

Mesmo os negócios que ainda estão no começo dessa trajetória, percebem os impactos positivos da incubadora.

A Rhello, uma das startups selecionadas para a primeira turma da incubadora em Joinville, é um exemplo disso. A HR Tech busca eliminar processos burocráticos do departamento pessoal por meio de uma plataforma web para gestão de benefícios automatizada e para cálculo automático da folha de pagamento. 

“Se não fosse a metodologia MIDITEC e o acompanhamento da equipe da Softville, com certeza teríamos queimado etapas e deixado de fazer outras que são tão importantes para uma trilha saudável de uma startup. As ferramentas, check-in, mentorias, talks e treinamentos que temos recebido têm sido de suma importância para a RHello. Com o processo, estamos conseguindo ter uma visão bem mais clara de onde queremos e podemos chegar com nossa solução”, afirma o CEO da startup, Sidilei Fidlerski.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail