Siga nas redes sociais

Search

Como se tornar uma empresa interconectada?

Foto: Gajus/AdobeStock

As empresas em crescimento enfrentam um conjunto único de desafios quando se trata de criar resiliência e oportunidades no futuro.

O tamanho relativo, embora em alguns casos proporcione mais agilidade do que as rivais maiores, pode deixá-las vulneráveis.

Reservas de caixa limitadas significam pouca margem para erros. Depender de insumos de cadeias de suprimentos grandes e complexas pode deixá-los sem os materiais necessários para manter as operações.

Alguns aspectos que tornaram os eventos do ano passado particularmente desafiadores para empresas em crescimento, as cadeias de suprimentos foram devastadas, a força de trabalho foi distribuída e milhões de empresas foram fechadas em todo o mundo.

No entanto, muitas empresas em crescimento enfrentaram com sucesso essa tempestade. As organizações mais bem-sucedidas foram aquelas que valorizaram a colaboração, os insights de diferentes áreas da empresa, a tomada de decisões baseada em dados e a agilidade, tanto em termos de processos quanto de colaboradores. Ao combinar essas características, elas se tornam “empresas interconectadas”.

As quatro principais áreas para se tornar uma empresa interconectada são: clientescolaboradoresinsights e processos.

Clientes: Melhorar a experiência do cliente é a principal prioridade para as empresas em crescimento nos próximos anos, superando os lucros e o crescimento. Isso não é surpresa, já que os clientes continuam esperando experiências mais personalizadas e inovadoras de seus fornecedores.

Colaboradores: Em todos os momentos, as empresas precisam de um pessoal ágil e adaptável; colaboradores que se sintam seguros, engajados e produtivos. É por isso que as empresas em crescimento classificam a melhoria da experiência dos colaboradores como prioridade máxima.

Insights:  São a força vital de todas as empresas, grandes e pequenas. Eles permitem que você atenda e até preveja necessidades de clientes, satisfaça seus colaboradores e antecipe disrupções.

Processos:  São os mecanismos usados para as empresas operarem. Por isso que processos ineficientes podem ter um impacto tão prejudicial em organizações de todos os portes. Alguns exemplos como: pagamentos atrasados afetam seu capital de giro; pedidos em atraso retardam a produção e números desatualizados distorcem sua previsão de vendas.

As empresas que podem otimizar e conectar os quatro pilares dos negócios: clientescolaboradores, insights e processos, usando melhores práticas e tecnologias avançadas estão mais bem posicionadas para agilizar, focar nas pessoas e tomar decisões baseadas em dados. Isso facilita as experiências excepcionais e a resiliência que diferenciarão a sua empresa no futuro e ajudarão você a competir no mesmo nível que as grandes empresas.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail