Café especial chega a estabelecimentos tradicionais de Blumenau

Beber um cafezinho depois das refeições é um hábito para muitos brasileiros, assim como desfrutar a bebida enquanto saboreia doces.

Em Blumenau, alguns estabelecimentos tradicionais equipararam a qualidade dos seus cardápios com a escolha dos grãos e contam com produtos do Soul Cafés & Companhias, microtorrefação especializada.

Os cafés especiais, ou integrantes da terceira onda do café, são bebidas que carregam uma preocupação com a qualidade superior às marcas comerciais desde o campo até o modo de preparo, passando pela torra. 

Patrícia Gonçalves, sócia da microtorrefação, comenta que além do produto em si, estes estabelecimentos também passam por uma preparação com o time de especialistas para que o preparo extraia o máximo da qualidade da bebida:

“A beleza do café especial está no cuidado com todas as etapas. Entendemos que os nossos clientes fazem a última interface dessa cadeia, apresentando para o consumidor todo esse investimento de tempo, conhecimento e técnica. Por isso, capacitamos as pessoas que preparam o café e apoiamos a construção do cardápio junto com esses parceiros”. 

Entre os restaurantes que já aderiram ao café especial na cidade estão os restaurantes Aikau Poke e Nonno Nico.

Lucas Martins, sócio no Nonno Nico, comenta que oferecer a experiência final da refeição compatível com o menu e com a carta de vinhos, por exemplo, motivou a chegada da marca aos cafés especiais:

“Optamos por eles pela qualidade que o café traz ao final da experiência, que termina com a mesma qualidade de todas as etapas anteriores. Nossos clientes saem satisfeitíssimos não só pelo produto, mas pela forma como servimos”.

Drinks com cold brew do Soul Cafés & Companhias também integram a carta de bebidas.

Outro ponto tradicional de Blumenau que disponibiliza café especial para os seus clientes é o Moinho do Vale. Localizado próximo à Prainha, com vista para a curva do Rio Itajaí-Açu, o restaurante completa 50 anos em 2021.

Segundo o administrador Leandro Caramori, o público deseja novidades. Isso motivou a aproximação da casa com os cafés especiais:

“Assim como aconteceu com a cerveja artesanal ou com os vinhos de qualidade, o café está conquistando o paladar dos consumidores. O ato de encerrar a refeição com uma xícara já não é mais corriqueiro e, sim, parte da experiência gastronômica”.

Para aqueles que apreciam ainda mais o sabor, uma carta de drinks foi elaborada pelo bartender da casa em parceria com o Soul Cafés & Companhias

Confeitaria eleva qualidade do café

A Bertha Confeitaria, por exemplo, tem 21 anos de história e há dois anos serve os cafés especiais da marca.

“Em 2019, com a reforma física da empresa, entendemos que o momento era de melhorar também a experiência com o café. Foi aí que conhecemos o Soul Cafés & Companhias e foi sinergia à primeira vista”, comenta Bertha Lauschner.

Foi aí que a transição aconteceu: desde do grão utilizado no café expresso até a introdução de novos métodos de preparo como prensa francesa e cold brew. A sinergia foi tanta que até uma cuca de café já foi lançada.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais