Siga nas redes sociais

Search

Startup de SC cresce 48% com solução para preservar medicamentos

Foto: divulgação

A startup Sensorweb, especialista em soluções de Internet das Coisas (IoT) para a cadeia fria da saúde e logística, alcançou crescimento de 48% no número de novos negócios firmados entre março e julho deste ano.

O ganho significativo reflete o período de vigência da RDC 430, da Anvisa, que padroniza as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos, e o aquecimento do mercado na procura por tecnologias capazes de garantir a preservação da eficácia de produtos sensíveis à temperatura e que devem seguir rígidos padrões informados pela indústria farmacêutica, o que inclui ampla gama de insumos, medicamentos termolábeis e, agora, em especial, as vacinas contra o coronavírus.

A evolução de contratos e negociações por parte da startup se deu principalmente com a prospecção outbound dedicada ao segmento logístico.

De acordo com Mariana Amorim, coordenadora comercial da Sensorweb, a alta é puxada pelas empresas transportadoras de produtos refrigerados destinados à saúde:

“Os operadores logísticos ainda estão se adaptando às normas mais recentes da Anvisa, vigente desde 16 de março, e que tem como data limite um ano para adequação. Como a RDC 430 indica a necessidade de haver monitoramento e controle das condições de manutenção de medicamentos e produtos termolábeis com o uso de instrumentos calibrados para empresas de armazenamento e distribuição, acreditamos que potenciais clientes hoje, no futuro, possam perpetuar nosso crescimento dentro desse nicho de mercado”.

De Florianópolis, atualmente a Sensorweb tem faturamento anual acima de R$ 5 milhões e cresce entre 30% a 50% ao ano, contemplando mais de 6 mil sensores de monitoramento de temperatura e umidade instalados em cerca de 220 clientes entre hospitais e clínicas, bancos de sangue, laboratórios e pesquisa, logística e indústria farmacêutica.

“Em termos de negócios, estamos priorizando o monitoramento de temperatura automatizado especialmente na área de Logística, devido à RDC, e ao grande volume de trabalho relacionado às vacinas. Hoje temos clientes que realizam desde os testes e análises, transporte, distribuição e armazenamento, até chegar na ponta do combate à pandemia: hospitais com leitos de “UTI-Covid” e unidades básicas de saúde que estão vacinando a população. Estar em todos esses elos da cadeia da Saúde é extraordinário e nos demanda um olhar cuidadoso e uma melhoria constante dos nossos processos e soluções. Isso não só considerando a eficiência e a confiabilidade dos nossos sistemas para os termos financeiros, mas também para garantir a preservação da qualidade de produtos que podem chegar a salvar vidas”, destaca Douglas Pesavento, CEO da Sensorweb.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail