Siga nas redes sociais

Search

Ambev e Lohn Bier produzem primeira cerveja com 100% de ingredientes de SC

Foto: Economia SC/Ambev

Uma nova era de cervejas com lúpulo brasileiro está nascendo. Menos de 1 ano depois do lançamento da Hop Lager Green Belly, fruto da colaboração entre Ambev e Lohn Bier, utilizando o ingrediente cultivado pelo Projeto Fazenda Santa Catarina, as cervejarias agora retomam a parceria para a concepção e desenvolvimento da sua primeira cerveja feita com 100% de ingredientes locais.

A TodaNossa, como foi batizada, é uma Brazilian Pale Ale feita com lúpulo proveniente da agricultura familiar da Serra, uma levedura cervejeira (fermento) encontrada no litoral pelos pesquisadores brasileiros, René Aduan e Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho, e cevada plantada no meio-oeste e malteada no Vale do Itajaí.

“Até pouco tempo atrás, os argumentos para se fazer cervejas de qualidade eram exclusivamente associados ao uso de ingredientes importados. Mas, a partir de agora, podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na Serra catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces”, conta Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sommelier.

Para Felipe Sommer, coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina, esse é mais um movimento para fortalecer o ecossistema cervejeiro e o fomento da cultura do lúpulo nacional:

“A TodaNossa é fruto da colaboração de pesquisadores, malteiros, cervejeiros, produtores de lúpulo e cevada. Todas essas cervejas colaborativas que estão sendo criadas mostram que é possível, sim, produzir lúpulo de qualidade no Brasil. A nova levedura traz mais elementos para nossos cervejeiros exercitarem sua criatividade e fortalecer ainda mais a posição do país nesse universo”.

No próximo mês, cerca de 2 mil litros da cerveja serão engarrafados e comercializados para todo o Brasil pelo Empório da Cerveja e pela Cervejaria Lohn Bier.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail