Siga nas redes sociais

Search

Florianópolis ocupa terceira posição em ranking inédito da ONU sobre desenvolvimento sustentável

Foto: Fotos-GE/Pixabay

Estudo elaborado com base no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) mostra que Florianópolis é a terceira melhor classificada entre as 26 capitais estaduais, mas ainda tem grandes desafios a superar para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030, estando distante das metas estabelecidas em sete dos 17 ODS.

No ranking geral, que computou e analisou os dados de 770 municípios de todo o país, a capital de Santa Catarina encontra-se na 56ª posição, com pontuação média de 64,15 considerando todos os objetivos a serem atingidos. Quanto mais próximo de 100, mais perto de alcançar as metas preconizadas pela ONU.

A cidade registra 5 ODS assinalados na cor vermelha, nível mais baixo do índice, e dois na cor laranja, segundo pior da escala.

Entre os objetivos situados no patamar inferior da tabela estão saúde e bem-estar (58,5 pontos), educação de qualidade (54,6 pontos), igualdade de gênero (37,6 pontos) e redução das desigualdades (48,1 pontos).

Por outro lado, o índice mostra que Florianópolis está muito próxima de alcançar plenamente o de energia limpa e acessível (99,6 pontos) e ação contra a mudança global do clima (93,3).

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail