Siga nas redes sociais

Search

É possível acabar com a papelocracia no Brasil?

Gráfico demonstrativo da plataforma 1Doc

Pense numa cidade onde o serviço público e as entregas funcionam, a educação é abrangente, questões burocráticas são facilitadas através da tecnologia, o poder executivo está preocupado em promover a participação da população, e por isso, é possível mapear melhorias e investir em políticas públicas? Parece sonho, mas já existe e quero contar pra você: está acontecendo uma grande mudança de paradigma, mais ainda, há uma ruptura nos processos internos e na forma de pensar do cidadão, do gestor e do servidor público que vive o século 21. 

As mudanças não acontecem sozinhas, criamos a partir de necessidades as ferramentas para promover melhorias, uma ferramenta tecnológica para mudar a realidade analógica de governos e entidades através da digitalização de processos, é a govtech 1Doc. Plataforma de comunicação, atendimento e gestão documental especializada em prefeituras. Alternativa para o setor público cumprir seu principal papel: atender as demandas da população com eficiência e transparência. 

Acabar com a papelocracia é fazer com que os documentos já nasçam de forma digital, o cidadão tem acesso ao poder público 24h por dia. A tecnologia não é mais uma opção para órgãos públicos, mas uma necessidade, não precisa imprimir o papel se o processo for digitalizado, assim, não existe a necessidade de alocar recursos financeiros para posterior armazenamento ou digitação. Toda a comunicação interna da prefeitura é feita de forma digital, levamos indicadores aos gestores e permitimos que qualquer tipo de documento seja assinado digitalmente.

Desde o acompanhamento de requerimentos, processos de licitação, fiscalizações, até uma solicitação de uma secretaria para outra pode ser feita digitalmente, em tempo real, integrado e com rastreabilidade de ponta a ponta. Mais que um software, a 1Doc representa a evolução do sistema de gestão municipal do Brasil. Respondendo a pergunta, é possível viver com menos burocracia no Brasil, sim, e estamos fazendo isso em mais de centenas de cidades do país. 

Em Presidente Prudente (SP), a abertura e alteração de empresa, antes feita em 90 dias, agora pode ser feita em 9 dias. A Sabesp, maior companhia de saneamento da América, tinha o tempo médio de assinatura de contrato em 30 dias e agora é feito em 3 dias. Campina Grande (PB), a Concessão de Licença Prêmio demorava 4 meses, hoje é feita em 4 dias. Para conseguir um Alvará de Construção que antes era mais de 180 dias, hoje é menos de uma semana, em Viamão (RS). E na área da saúde, a emissão de um prontuário médico que antes era 10 dias, agora em 72 horas está pronto em Balneário Camboriú (SC).

A 1Doc é uma govtech, empresa de software com armazenamento 100% em nuvem e protegido no  maior data center do mundo. Fazemos diferença porque além da tecnologia e inovação na prática, nossa entrega está na informação! Com a 1Doc a gestão pública municipal sabe exatamente como descomplicar as tarefas da gestão de demandas e documentos, de forma ágil e transparente. Com uma plataforma de assinatura e gestão de documentos, você tem toda a informação localizável, rápida, na tela, na palma da sua mão, com o máximo de segurança e relevante custo-benefício. 

Quem não mede, não gerencia e gasta mais tempo e dinheiro, parafraseando William Deming, o fato é que hoje tudo pode ser medido por todos. As habilidades analíticas não se restringem a uma atividade específica, ou só a área de tecnologia, elas estão em todas as funções profissionais. O gestor público precisa estar atento a fundamentos que norteiam o bom desempenho de sua atividade no setor público. Os cinco princípios básicos da Administração Pública, na Constituição Federal de 1988, determinam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Vamos falar do último, a eficiência, que exige resultados positivos para o serviço público e um atendimento satisfatório, em tempo razoável.  

Na 1Doc são gerados indicadores apresentados aos gestores, contendo no mínimo os seguintes itens: porcentagem de resolução de documentos do setor, nota média dada para as resoluções e despachos do setor, porcentagem de leitura dos documentos recebidos do setor, assiduidade dos usuários na plataforma, separados individualmente por setores, volume de documentos resolvidos atribuídos a cada setor. Também possui a capacidade de comparar a média de todos os setores com um setor em específico, acesso a uma página específica com um gráfico evolutivo dos setores, em formato de listagem, organizados hierarquicamente.  

Tendo esses índices setorizados, dá pra entender as prefeituras deixando decisões, melhorias e investimentos em políticas públicas muito mais assertivas e justas. Os clientes da 1Doc já têm acesso nativo a essa gama de indicadores. Dessa forma, construir uma gestão baseada em resultados e menos burocrática fica muito mais fácil.

Compartilhe

Fundador da 1Doc

Leia também

Receba notícias no seu e-mail