Siga nas redes sociais

Search

Jovens: o futuro do segmento de tecnologia

Foto: divulgação

Por Andréia Rengel, CEO da AMcom

O uso da tecnologia está cada vez mais sendo requisitado pelas empresas de diversos segmentos com o objetivo de melhorarem seus resultados e aumentarem a sua autonomia, principalmente neste contexto de pandemia que ainda vivemos. Com o aumento da demanda, a procura por bons profissionais na área de tecnologia cresceu, porém as pesquisas do setor têm deixado os gestores preocupados: falta mão de obra especializada e com qualidade. 

Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área de TI vai demandar cerca de 400 mil profissionais até 2024. Neste sentido as empresas precisam ser criativas para não deixar que ocorra uma escassez de profissionais no setor, pois isso será muito custoso num futuro não tão longínquo. É preciso arregaçar as mangas e colocar em prática iniciativas que mostrem para as pessoas que o caminho da tecnologia e da inovação é uma possibilidade para todos e inspirar as novas gerações a olharem o segmento com carinho.

Muitas pessoas podem pensar que carreiras na TI são difíceis ou que é preciso ter aptidões especiais para ter sucesso na área. Isso acaba afastando muitos jovens do segmento, porém, como toda profissão, é possível aprender as minúcias da área. Assim, acredito na força do jovem para revertermos esse cenário.

Neste cenário, a AMcom tem participado ativamente de diversas iniciativas profissionalizantes que visam aumentar o número de pessoas na TI. Uma das ações encabeçadas pela empresa foi a oficina gratuita de programação ‘Codificaí – TI para Todas’. A proposta da oficina é mostrar para as mulheres que o segmento de TI é para elas também e romper com o estereótipo que somente homens servem para a área. Indo para a terceira edição, o programa já impactou cerca de 100 mulheres de diversas idades e regiões do país, em apenas duas edições.

Outra iniciativa é o programa ‘Jovem Programador’ na qual a AMcom é apoiadora. A ação tem como objetivo capacitar jovens de 16 a 25 anos no setor de TI. A proposta é uma iniciativa do SEPROSC e do SENAC de Blumenau (SC). Além disso, internamente temos no nosso time de makers (como chamamos carinhosamente nossos colaboradores) jovens aprendizes. Eles aprendem na prática as nuances da profissão e já saem com uma boa base para reforçarem o mercado de trabalho.

Também contamos com o programa Jovem Aprendiz, em que selecionamos estudantes de 14 a 17 anos para aprender novas habilidades em diversas áreas da AMcom. O programa iniciou em maio e já conta com 6 jovens aprendizes. Entre outras ações, também temos o evento chamado Guilda, em que reunimos os colaboradores da empresa para discutirmos juntos algum tema de relevância para o nosso momento. 

Acredito muito que a formação de novos especialistas deve vir da base, como a mudança de mindset ao olhar para o mercado de TI e, principalmente, as meninas que estão escolhendo alguma área para iniciar a carreira e acham que exatas não são para elas. Quero mostrar aqui que o setor está em alta e tem espaço para todos, mas precisamos que o jovem veja a área com uma oportunidade de mudança de vida. Para as empresas que querem ajudar a mudar este cenário de escassez de profissionais, digo que todas essas iniciativas são um pontapé inicial para revertermos esse cenário de déficit de profissionais. Não será do dia para a noite que a realidade mudará, porém não devemos desanimar e precisamos continuar acreditando e incentivando os nossos jovens, pois como diz o velho ditado: eles são o futuro.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail