Siga nas redes sociais

Search

Vendas nos supermercados de SC acumulam alta de 5,52% de janeiro a maio

Foto: pressmaster/AdobeStock

As vendas em supermercados de Santa Catarina foram positivas de janeiro a maio deste ano, com crescimento de 5,52% em relação ao ano passado.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS).

Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o presidente da entidade, Francisco Crestani, o comportamento das vendas pode estar entrando em um período de retração, visto que os resultados dentro do ano de 2021 estão apresentando uma onda decrescente, consequência provável de aumentos de preços generalizados e até acima da média de itens básicos de alimentação, higiene e de limpeza:

“Temos uma realidade de alimentos essenciais muito pressionados pela alta dos principais insumos como milho, soja e trigo. Soma-se a isso os reajustes de insumos que afetam os segmentos de limpeza, embalagens e até o combustível e agora também a energia. Tudo isso reflete na taxa de inflação, que começa a retirar o poder de compra dos salários. O resultado final está aparecendo em pesquisas de desempenho como a do nosso setor”.

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+10,47(-19,50)+10,47
Fevereiro +5,47 (-5,53) +7,68
Março +4,54 +9,70 +8,52
Abril +2,61 (-4,32)+6,74 
Maio (-0,99) +1,58+5,52 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail