Siga nas redes sociais

Search

Quatro benefícios do reconhecimento por imagem para quem vende no varejo

Foto: divulgação

A inteligência artificial já está sendo usada no setor varejista para solucionar diversos problemas, entre eles a dificuldade de indústrias terem acesso a informações precisas e em tempo real dos pontos de venda.

A coleta de dados nos PDVs é uma tarefa essencial para a definição e o acompanhamento da estratégia de trade marketing.

No entanto, esse pode ser um processo moroso e ineficaz caso as equipes contem com as ferramentas corretas.

Pensando em tornar o processo de coleta mais eficiente, ágil e preciso, a Involves desenvolveu uma ferramenta de reconhecimento por imagem, que permite às empresas ter informações precisas do que acontece em campo utilizando imagens das gôndolas.

A partir das fotos, a inteligência artificial faz uma espécie de “varredura” e extrai dados quantitativos que são disponibilizados com agilidade, precisão e num volume muito maior para a equipe interna. 

Para entender mais sobre o assunto, confira quatro benefícios de usar tecnologia para marcas que vendem no varejo:

OTIMIZA TRABALHO DE EQUIPES EM CAMPO

Imagine um cenário em que promotores de venda ficam 40 minutos no PDV. Destes, 25 minutos são usados nas conferências e reposições necessárias e outros 15 minutos são gastos coletando informações para gestão de trade marketing.

Com o reconhecimento por imagem, o tempo de coleta de dados cai para apenas dois minutos. Isso acontece porque basta tirar uma foto da gôndola e enviar para o sistema.

Gabriel Vieira, head of image recognition da empresa, explica que “o tempo que ‘sobra’ pode ser dedicado a outras atividades estratégicas para a marca, como o relacionamento com o gerente de loja ou a inclusão de mais PDVs na sua rota diária”.

PERMITE COLETAR UM VOLUME MAIOR DE INFORMAÇÕES

Para montar uma estratégia eficiente de trade marketing, a indústria precisa ter dados não só da performance dos seus produtos no PDV, como dos concorrentes.

Porém, por causa do tempo gasto no processo manual de coleta, promotores de venda nem sempre conseguem todas as informações e acabam anotando apenas o que se refere aos produtos da marca.

A tecnologia de reconhecimento por imagem permite um volume muito maior de informações para enviar à equipe de gestão, o que inclui a presença de concorrentes.

“Dessa forma a marca pode entender melhor o contexto em cada PDV e pensar estratégias mais personalizadas para cada um, tornando os produtos mais competitivos frente aos concorrentes e aumentar as vendas”, comenta Gabriel. 

OFERECE DADOS PRECISOS

Além da dificuldade de contar com um alto volume de informações, o processo manual também pode gerar imprecisão nos dados.

“Geralmente, a equipe de campo vai ao PDV levando uma série de pontos que precisam ser analisados e o entendimento de cada promotor pode interferir nos dados que ele coleta. Por exemplo, alguns definem que um produto pode ser contabilizado dentro de determinado critério e outros entendem de forma diferente”, explica.

TORNA A OPERAÇÃO MAIS EFICIENTE

Ter um grande volume de dados precisos e enviados em tempo real pela equipe de campo, facilita para a equipe interna de gestão a realização de uma estratégia de Loja Perfeita personalizada para cada PDV. Como consequência, as vendas aumentam.

“Quando a equipe interna tem acesso à realidade exata de cada loja, como o Reconhecimento por Imagem proporciona, é possível pensar em ações que vão garantir melhores resultados para a marca”, conclui Gabriel.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail