Siga nas redes sociais

Search

Como a escolha de uma transportadora pode afetar as vendas de um e-commerce

Compartilhe

Foto: Paul Bradbury/Caia Image/AdobeStock

Entender como uma transportadora pode alavancar ou arruinar os negócios digitais é uma tarefa que exige que se reconheça a importância da jornada do consumidor e a necessidade de se investir em estratégias que visem melhorar todo o processo logístico. 

A jornada de compra, que é feita pelo público-alvo de uma loja, não termina, apesar do senso comum, no momento em que este efetua o pagamento.

O processo de entrega do produto e, com isso, a escolha da transportadora por um e-commerce, além de incidir no prazo de recebimento do produto pelo cliente, influencia diretamente na fidelização do consumidor, sendo, portanto, parte fundamental de um bom pós-venda.  

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, adotar práticas logísticas mais eficientes se torna um grande diferencial competitivo.

A escolha de uma boa transportadora é, nesse sentido, ao lado de uma eficiente gestão de armazenagem e estoque eficaz, indispensável para o sucesso de um e-commerce.

Bons preços, confiabilidade da marca e qualidade dos produtos pode ser, a princípio, o cartão de visitas de uma empresa, mas isso por si só não sustenta um negócio.

A ausência de um transporte eficiente pode trazer grandes dores de cabeça para os lojistas e transformar o que era para ser uma feliz experiência de compra em um processo de reclamação ou mesmo de devolução de produto pelo cliente. 

O manuseio inadequado dos produtos vendidos, o extravio de itens, a existência de mercadorias danificadas no pedido e a impossibilidade de rastreio da compra, por exemplo, são itens que resultam em avaliações negativas, porém, duradouras para o lojista.

Além disso, o alto custo do frete e um prazo de entrega demorado resultarão, na maioria das vezes, no abandono do carrinho de compras e na redução da taxa de conversão do e-commerce. 

Por isso, usar boas soluções logísticas e ter uma boa performance de entrega é sinônimo de vender mais. Sobretudo porque um cliente satisfeito é a melhor propaganda de sua loja. 

Nesse contexto, é interessante e lucrativo para lojistas a presença de startups que atuem no ramo de transporte de cargas, como a Frete Barato. As soluções logísticas por elas apresentadas podem ser um divisor de águas para os e-commerces parceiros.

Com abrangência nacional, a Frete Barato, um hub que integra lojistas e as principais transportadoras no Brasil, tem se destacado ao apresentar uma proposta inovadora e tecnológica que facilita a escolha da transportadora e permite que o lojista tenha uma análise mais confiável e abrangente dos resultados obtidos. 

Com pontos estratégicos de coletas, dispostos no Sul, Sudeste e Nordeste do país, a startup comandada por Felippe Goebel aposta na eficiência logística para aumentar o faturamento dos parceiros e o sucesso da plataforma.

Segundo ele, o diferencial de sua empresa é permitir a simplificação da logística:

“Centralizamos todas as transportadoras em uma única ferramenta, o que gera um processo de gestão muito mais simples”.

Permitir o rastreamento de todas as encomendas em uma única ferramenta é decisivo para o e-commerce, pois ele é fundamental para uma gestão eficiente de entregas.  

Cabe lembrar que o mercado brasileiro conta com inúmeros desafios logísticos – sem contar os problemas de infraestrutura, o que implica a necessidade de acertar sempre para não ter prejuízo nas operações.

Oferecer, então, um sistema integrado entre os lojistas e os transportadores é, no mínimo, garantir melhores opções de transporte: mais baratas e rápidas. 

A escolha de uma transportadora é, portanto, um elemento importante para todo lojista, pois ter uma boa logística, com entrega rápida e custo baixo, é, sobretudo, uma forma de oferecer uma boa experiência ao consumidor, fidelizando-o. 

Nesse sentido, usar os serviços oferecidos por empresas como a Frete Barato é algo muito lucrativo para e-commerces, visto que o lojista não precisa entrar em contato com as transportadoras, negociar preços ou fechar vários contratos, todo esse trabalho é feito diretamente pelo hub de transportes. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail