Siga nas redes sociais

Search

Desafios da inovação

Foto: divulgação

Por Jonatan da Costa, CEO da Área Central

A pandemia acelerou o passo da transformação digital no Brasil. O digital, antes considerado como um canal de vendas secundário, se tornou a principal fonte de receita para muitas empresas.

As mudanças que estavam previstas para acontecer em alguns anos precisaram ser feitas às pressas, acelerando a transformação dos métodos que empresas e pessoas utilizam para fazer negócios.

Inovar é um fator importante para o sucesso, principalmente no mundo VUCA, a sigla significa, respectivamente, volatility, uncertainty, complexity e ambiguity, em tradução livre, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Esse cenário é responsável pela sensação de que tudo muda a todo momento, uma grande realidade do mercado contemporâneo, definido por dinamismo, incertezas e surgimento de novas tecnologias quase que diariamente. Mas como se destacar no cenário VUCA? 

Acredito que o primeiro desafio é priorizar a inovação, o que nem sempre é fácil, já que não há garantia de retorno. Só é possível saber o resultado se arriscarmos.

A incerteza em relação ao cenário econômico torna as coisas mais difíceis, mas é importante ter em mente que inovar não é apenas lançar um produto novo e magnífico, é transformar processos internos, o relacionamento com o cliente, a gestão ou o modelos de negócios, é buscar novos caminhos com ajuda da tecnologia. 

O segundo passo é olhar para as pessoas e entender que qualquer negócio é feito por e para elas. Empresas que priorizam seus colaboradores e seus clientes se destacam.

De acordo com a pesquisa Become Index, cerca de 71% dos consumidores afirmam ter maior probabilidade de comprar de marcas que refletem seus valores, oferecem excelente atendimento e olham para as necessidades de seus funcionários.

A colaboração é essencial para mudanças reais. Nos últimos anos, tenho notado uma mudança importante no comportamento das equipes, principalmente impulsionadas pelas novas gerações, mais colaborativas, elas têm criado mais junto. Para além da colaboração interna, a opinião do cliente também faz parte do processo de criação, ouvi-lo é essencial para customizar o produto. 

Nesse sentido, outro ponto importante para destacarmos é personalizar a proximidade com o cliente. As estratégias customer centric estão cada vez mais sendo utilizadas. O conceito se baseia em posicionar o cliente como elemento principal do negócio e, a partir disso,  construir a estrutura da empresa ao redor dele.

Acompanhar e personalizar a jornada do cliente também é essencial e faz parte de iniciativas que visam aprimorar processos e oferecer o melhor serviço ou produto. Garantir a privacidade de dados é outro fator essencial para melhorar a experiência do cliente.

Quando colocada em prática de maneira eficiente, a inteligência de dados impacta muito nos resultados do negócio, auxiliando na tomada de decisão.

É possível utilizá-la como forma de captar as necessidades do público-alvo e assim desenvolver um novo produto ou aprimorar o já existente, incorporando novas funcionalidades. Além disso, ela auxilia na previsibilidade do orçamento. 

Na Área Central, por exemplo, criamos uma equipe para promover a inovação em toda a empresa, o objetivo é ter uma espaço para a colaboração e compartilhamento de ideias que gerem insights relevantes para o negócio como um todo. Inovar é essencial para desenvolver produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes.

As transformações digitais que acontecem em todos os setores estão ancoradas na inovação, por meio dela é possível implementar novas tecnologias, técnicas e modelos que melhorem produtos e serviços já existentes ou criem algo completamente novo e disruptivo.  

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail