Siga nas redes sociais

Search

O seu negócio e a sua organização são orientados a processos?

Foto: ninabobo88/Pixabay

Para que funcionem de forma eficaz e eficiente, as empresas devem identificar e gerenciar processos inter-relacionados e de ponta a ponta.

A identificação e o gerenciamento dos processos e das atividades da empresa constituem um importante passo para o aprimoramento de seu desempenho na busca da excelência.

O gerenciamento de processos de negócio (BPM, do inglês Business Process Management) é uma abordagem disciplinada, utilizada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, a fim de atingir resultados consistentes com metas estratégicas da organização.

A abordagem proposta pelo BPM é ir além da simples melhoria, é buscar a transformação dos processos, com foco no aumento da performance, por meio da obtenção de resultados mensuráveis, e consequentemente transformar os negócios. Ou seja, é transformar, fazendo mais e melhor.

Com o mapeamento de processos é possível identificar gargalos e falhas no processo, fluxo confuso ou contraditório de informações, procedimentos não documentados e até mesmo falta de clareza na definição de responsabilidades.

A fim de definirmos a maturidade dos processos, podemos fazer uso da escala de maturidade de processos que é um modelo referencial utilizado para analisar três pontos importantes:

  • avaliar a capacidade dos processos para atingir os objetivos da empresa (estratégia e cadeia de valor).
  • identificar oportunidades de melhoria de produtividade, qualidade e redução de custos.
  • planejar e monitorar as ações de melhoria contínua dos processos.

Esta escala de maturidade é composta por cinco níveis: Informal, Organizado, Bem estruturado, Gerenciado e Otimizando.

Não importa o porte, nem o segmento de atuação da sua empresa, estamos na Era da Economia Digital. Todos os processos organizacionais estão mais fluídos que antes. As organizações estão imersas num fluxo de informações intensivo, constante e mutável desde as regras do governo, até mesmo as formas de comércio e modelos de negócios.

Nesse cenário de transformações tão rápidas, as empresas que pretendem ser competitivas, lucrativas e sustentáveis, precisam acompanhar de perto os processos em busca da melhoria contínua.

A melhoria contínua dos processos pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de sua organização.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail