Siga nas redes sociais

Search

Empresa de Imbituba que produz fertilizantes inteligentes assina contrato com Finep

Foto: divulgação

Atuando nas áreas de fabricação de fertilizantes mineiras, nutrição vegetal e animal, a SulGesso, de Imbituba, vem investindo, ao longo de sua história, em pesquisa para melhoria e desenvolvimento de soluções para agricultura e meio ambiente.

No último ano, os diretores decidiram iniciar um mapeamento da captação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e também para as áreas ambiental e social da empresa.

Durante mais de 20 anos a empresa investiu capital próprio no desenvolvimento de pesquisas e produtos inovadores. No entanto, assinou um contrato com a Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), para o desenvolvimento do primeiro projeto em parceria com o governo federal, intitulado “Pesquisa e Desenvolvimento de um Fertilizante com Tecnologia de Encapsulamento do Potássio com a Presença de Fósforo Proveniente de Fontes Alternativas”.

O projeto escolhido está inserido dentro do Plano de Desenvolvimento, Sustentabilidade, Inovação no Setor de Mineração e Transformação de Mineral (Inova Mineral).

O contrato firmado conta com um aporte de aproximadamente R$ 4 milhões e consiste na pesquisa e desenvolvimento de um fertilizante inteligente, adequado ao solo brasileiro, bem como uma fábrica de briquetagem, que vai produzir esse fertilizante.

Todo trabalho de pesquisa e desenvolvimento conta com a parceria dos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Após 45 anos empreendendo e gerando mais de 2.400 empregos diretos, recebemos com muito otimismo esse apoio à pesquisa, ao desenvolvimento, à geração de empregos e renda para a nossa cidade e região. Parabenizamos a Finep pelo rigoroso processo seletivo e agradecemos a confiança em nossa empresa, que continuará fazendo a sua parte em prol de uma sociedade mais sustentável, desenvolvida e mais humana”, destaca o presidente e fundador da SulGesso, Manoel Ferreira.

INOVAÇÃO E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Recentemente, a empresa também foi reconhecida como uma das três empresas mais inovadoras do estado de Santa Catarina, através do Prêmio FAPESC de Inovação.

A gestora de marketing da SulGesso, Isabela Ferreira Rousseau, ressaltou a importância do prêmio e destacou o trabalho da empresa voltado para a inovação e preservação dos recursos naturais na região onde atua a empresa:

“A SulGesso realiza um trabalho de limpeza em Imbituba, de onde já retiramos da paisagem urbana, ao longo desses anos, mais de 2,5 milhões de toneladas do que já foi considerado um rejeito industrial. Industrializamos esses materiais e os reintegramos à cadeia produtiva, aplicando conceitos de economia circular, para os mercados da agricultura e da siderurgia chinesa através da exportação. Por isso, ficamos extremamente felizes com este reconhecimento em ser selecionados e premiados pela Fapesc”.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A empresa também atua fortemente com educação ambiental em escolas do município, com as ações de preservação de espécies de árvores nativas, através do Projeto Imbé.

Até agora, já foram mais de 500 crianças e adolescentes que passaram pelo projeto e participaram de atividades como plantio de mudas de hortaliças e visita ao viveiro, um espaço sustentável que começou abrigando mudas de Butia catarinensis, vegetação típica encontrada na região.

Atividades como oficinas de preservação de plantas nativas, separação de lixo e a compostagem doméstica também são oferecidas às crianças de escolas públicas e privadas, através de encontros lúdicos e interativos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail