Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante

Ainda que diante de um cenário desafiador, o número de cervejarias cresceu 14,4% no Brasil no ano passado. O ano terminou com 1.383 fábricas de cerveja operando no país.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foram 204 novas cervejarias registradas, enquanto apenas 30 suspenderam a operação.

O levantamento não considera marcas que produzem de forma terceirizada, apenas fábricas constituídas. 

Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e especialista neste mercado, comenta que a pandemia freou a curva de crescimento acentuada que o número vinha registrando nos últimos anos, mas, ainda assim, o mercado se manteve em expansão:

“A inovação deu o tom para as fábricas que seguem no mercado: muitas mudaram sua forma de distribuição, embalagens e atendimento. Isso foi essencial para que a cerveja artesanal se mantivesse como uma opção para os consumidores”.

O especialista diz ainda que o número reflete a atração de investidores que a ascensão do mercado provocou nos últimos anos:

“O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor”.

Entre os estados, São Paulo segue com o maior número absoluto: 285 cervejarias. Foram inauguradas 44 novas fábricas por lá no último ano. Seguem a lista: Rio Grande do Sul (258, 22 a mais), Minas Gerais (178, 15 a mais), Santa Catarina (175, 27 a mais) e Paraná (146, 15 a mais)

DENSIDADE CERVEJEIRA

Pela primeira vez desde que os dados foram divulgados, Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante.

O crescimento de 18% no número de fábricas colocou o estado na liderança, com uma cervejaria para cada 41.443 habitantes.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. EntendiSaiba mais