Siga nas redes sociais

Search

Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante

Foto: WavebreakMediaMicro/AdobeStock

Ainda que diante de um cenário desafiador, o número de cervejarias cresceu 14,4% no Brasil no ano passado. O ano terminou com 1.383 fábricas de cerveja operando no país.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foram 204 novas cervejarias registradas, enquanto apenas 30 suspenderam a operação.

O levantamento não considera marcas que produzem de forma terceirizada, apenas fábricas constituídas. 

Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e especialista neste mercado, comenta que a pandemia freou a curva de crescimento acentuada que o número vinha registrando nos últimos anos, mas, ainda assim, o mercado se manteve em expansão:

“A inovação deu o tom para as fábricas que seguem no mercado: muitas mudaram sua forma de distribuição, embalagens e atendimento. Isso foi essencial para que a cerveja artesanal se mantivesse como uma opção para os consumidores”.

O especialista diz ainda que o número reflete a atração de investidores que a ascensão do mercado provocou nos últimos anos:

“O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor”.

Entre os estados, São Paulo segue com o maior número absoluto: 285 cervejarias. Foram inauguradas 44 novas fábricas por lá no último ano. Seguem a lista: Rio Grande do Sul (258, 22 a mais), Minas Gerais (178, 15 a mais), Santa Catarina (175, 27 a mais) e Paraná (146, 15 a mais)

DENSIDADE CERVEJEIRA

Pela primeira vez desde que os dados foram divulgados, Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante.

O crescimento de 18% no número de fábricas colocou o estado na liderança, com uma cervejaria para cada 41.443 habitantes.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail