Siga nas redes sociais

Search

Empresa adota práticas de responsabilidade social e ambiental em toda sua cadeia produtiva

Foto: divulgação

A C-Pack Creative Packaging, empresa de embalagens líder na produção de bisnagas plásticas para cosméticos no Brasil e uma das maiores da América Latina, traz em seus valores a constante preocupação com o aspecto social e ecológico, tanto na estrutura, quanto em suas atividades e produtos.

Com investimento constante em pesquisa e desenvolvimento para oferecer ao mercado soluções inovadoras que atendam às mais arrojadas metas de desempenho e qualidade, a empresa foi recentemente aprovada na auditoria de responsabilidade social SMETA, um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo, solicitada por clientes de grande porte nacional e internacional.

Em termos ambientais, a unidade fabril em São José (SC) com 32 mil m² foi projetada para ser a mais sustentável da América Latina na produção de bisnagas plásticas.

O consumo total de água tratada incluindo o refeitório é inferior ao de 15 famílias, 33% da água consumida é proveniente de captação pluvial; claraboias na área produtiva reduzem em 50% os pontos de lâmpadas elétricas durante o dia, todo o esgoto é tratado por zona de raízes, a empresa destina menos de 10% dos seus resíduos para aterro, o que a classifica como Empresa Lixo Zero de acordo com a Zero Waste, pois grande parte dos resíduos do refeitório são destinados para compostagem, de modo que o adubo resultante desta compostagem retorna para uma horta interna e usada no cultivo de verduras consumidas nas refeições da empresa.

Outra prática de responsabilidade ambiental que traz bons resultados de gestão é a da logística reversa. A empresa tem disponibilidade de entregar as bisnagas fabricadas em caixas plásticas retornáveis.

Fabricadas com aparas de polipropileno da fabricação de suas próprias tampas, a logística reversa das caixas é executada pela transportadora C-Log, parte do grupo.

“Anualmente cerca de 2,5 mil árvores são poupadas pelo uso de plástico retornável no lugar do papelão”, destaca André Michel Kehrwald, diretor de inovação e qualidade da C-Pack.

Segundo ele, a empresa “reconhece sua responsabilidade frente ao meio ambiente como parte integrante de suas atividades e afirma seus compromissos por meio de sua política ambiental, comprometendo-se a: priorizar o respeito à biodiversidade e o relacionamento harmônico com as comunidades onde opera e desenvolve suas atividades; estabelecer o uso eficiente de recursos por meio da redução de resíduos, da reutilização de materiais e práticas de reciclagem, visando a diminuição dos impactos ambientais significativos e buscando a melhoria contínua e a satisfação dos fornecedores e clientes”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail