Economia SC Drops: diretor executivo da Viacredi conta os planos da cooperativa para 2021

No Economia SC Drops de hoje, conversamos com Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi. Fundada em Blumenau, é a maior cooperativa de crédito do país em número de cooperados, com mais de 670 mil usuários e R$ 8 bilhões de ativos administrados. Em 2021, a Viacredi completa 70 anos de história e buscamos saber as novidades e expectativas da cooperativa para este ano, confira abaixo:

Quais as principais diferenças entre cooperativas e bancos tradicionais? 

Vanildo: A principal diferença é o objetivo. Enquanto as instituições financeiras tradicionais trabalham visando o lucro, as cooperativas atuam com foco nas pessoas. Isso muda tudo. Praticamos taxas mais aderentes à realidade das pessoas, desenvolvemos dezenas de projetos voltados para o desenvolvimento social das comunidades onde atuamos e ainda distribuímos o resultado final no retorno das sobras. Além de ingressar em uma cooperativa de crédito que tem vários outros benefícios, o cooperado também demonstra interesse pelo desenvolvimento da sua localidade, através dos programas apoiados pela organização. Aos 70 anos, a Viacredi comprova que esse é um movimento ascendente. 

O que muda e quais as vantagens de uma cooperativa de crédito para quem é pessoa jurídica?

Vanildo: Assim como para pessoas físicas, a cooperativa tem um olhar singular e que reflete as necessidades dos empreendedores. Temos o entendimento de que o empreendedor é um agente transformador da sociedade, gerando outros meios de trabalho, renda e desenvolvimento. Com isso em mente, buscamos apoiá-lo de forma muito ativa na conquista dos seus objetivos. Além das ferramentas de gestão financeira e acesso ao crédito, nós trabalhamos lado a lado com nossos cooperados empreendedores no sentido de oferecer conhecimento e capacitação que os permitam melhorar o seu negócio. Alguns exemplos disso são o Coopera Empreendedor (que já atendeu com consultoria custeada pela Viacredi, mais de 1,3 mil negócios), o Ailos Aproxima (plataforma de vendas online dedicada a inclusão digital dos negócios locais) e as dezenas de capacitações disponíveis online no Progrid (que tratam de temas de gestão, organização, sustentabilidade e outros tantos).  

Havia uma projeção de aumento de solicitação de crédito no primeiro trimestre deste ano. Quais os principais motivos dessa demanda e quanto a cooperativa já liberou desde o início da pandemia? Qual foi a cidade que mais demandou crédito no período?

Vanildo: O crédito é uma importante ferramenta de recuperação da economia e fundamental para que os agentes de desenvolvimento econômico cumpram o seu papel de restaurar o cenário de empregabilidade e renda que tínhamos antes da pandemia. Neste sentido, já estava no nosso planejamento que a demanda seria maior. Em 2020 tivemos um aumento de 48% em relação a 2019, no montante dedicado a empréstimos. Em 2021, nossa projeção é de 38% de aumento sobre 2020. Tudo isso com condições facilitadas, ponderação sobre os volumes necessários e estratégicos para cada cooperado e o entendimento dessa ferramenta como um combustível para o crescimento. Em relação às regiões, a concessão de crédito foi proporcional ao número de cooperados em todos os municípios que atendemos. Não há nenhuma cidade que tenha sido fora do padrão.

Quantos cooperados possuem e qual a projeção para os próximos anos? Quanto vocês possuem sob custódia? 

Vanildo: Acabamos de atingir a marca de 670 mil cooperados e seguimos como maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados. Os ativos administrados pela Viacredi são da ordem de R$ 8 bilhões. Em 2021, a expectativa é de um crescimento superior a 20% nestes dois indicadores.

Quais os planos para 2021? Novos postos de atendimento? Querem chegar a outros estados?

Vanildo: Como plano macro, temos investido no fortalecimento das ferramentas digitais para suportar o crescimento que estamos prevendo para os próximos anos. Os aportes em inovação e as estratégias para ampliação das possibilidades online já fazem parte da nossa realidade há algum tempo e são cada vez mais importantes. Uma das grandes características da Viacredi é a proximidade com o cooperado e queremos levar isso para o ambiente digital. Por isso, além de investimentos em tecnologia, estamos muito focados na preparação das pessoas que irão se relacionar com o cooperado por meio dessas plataformas. Ainda sobre a proximidade, seguimos ampliando a rede de atendimento presencial. Em 2021, serão 14 novos postos de atendimento, sendo oito no Paraná e seis em Santa Catarina. Nossa atuação segue focada no Vale do Itajaí e na região da grande Curitiba, no Paraná. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. EntendiSaiba mais