Siga nas redes sociais

Search

Varejo de SC começa a se adequar à emissão de NFC-e

Foto: WavebreakMediaMicro/AdobeStock

Hoje, cada estado brasileiro possui liberdade para determinar as regras no que diz respeito à emissão dos documentos fiscais eletrônicos, e é por este motivo que em alguns estados a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) já é obrigatória e, em outros, esta transição do cupom fiscal para digitalização do varejo ainda está acontecendo, como é o caso de Santa Catarina.

O estado é o último do país a se adaptar a este novo cenário no varejo, que ainda não tem data para a obrigatoriedade.

Para o diretor técnico do MYRP, Tibério César Valcanaia, a digitalização do varejo pode trazer muitos benefícios:

“Com a migração para a nota fiscal de consumidor eletrônica, o processo proporcionará vantagens para os consumidores, varejistas e também para os profissionais do setor contábil”.

Em Blumenau, uma loja do setor de vestuário já emitiu a sua primeira nota fiscal de consumidor eletrônica. Com a solução disponibilizada pelo MYRP, software de emissão de documentos fiscais eletrônicos por meio do seu sistema de gestão empresarial, a loja Noa Noa, emitiu em 7 de março de 2021 a sua primeira NFC-e, conforme relata a empreendedora Valéria de Fátima Martins Trentini:

“O programa é muito fácil de utilizar, facilitando a emissão da nota fiscal. Além disso, consigo acompanhar de forma remota a emissão”.

Ela comenta que a principal vantagem na emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) para o seu negócio é a economia financeira:

“Se não tivesse acontecido essa parceria com o MYRP, eu teria que investir em torno de 4 mil reais para comprar a impressora fiscal lacrada e mais a instalação do sistema. Pesquisei entre muitas empresas de Blumenau e região, não havia nenhuma que se mostrasse efetiva e que me auxiliasse dessa forma. Pude implantar tudo com o custo somente da mensalidade”.

Área exclusiva para contadores

Para os profissionais que atuam no setor contábil, a emissão da NFC-e também é muito vantajosa, principalmente, quando pensamos na facilidade que o contador terá em fazer o download dos dados do cliente.

A profissional de contabilidade, Fabiele Cristine Thomazi, explica que com a chegada da NFC-e o processo de emissão de nota fiscal para o cliente será mais rápido e econômico:

“O armazenamento dos documentos também será mais seguro. Já tivemos problemas com clientes que tinham um emissor de ECF que acabou dando problema na máquina e acabaram não conseguindo recuperar os dados. A facilidade também é um grande benefício, já a importação da NFC-e para o nosso sistema também será muito mais rápida, não precisando lançar manualmente os dados da redução enviados pelos clientes”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail