Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: Empresário conta como a gamificação ajuda a engajar colaboradores durante a pandemia

Foto: divulgação

Como manter a equipe engajada em meio ao isolamento social? Ferramentas de gamificação tem se mostrado efetivas nesse período, o que aumenta a produtividade e até a felicidade dos colaboradores. Para saber mais, no Economia SC Drops, entrevistamos Bruno Soares, CEO da Feedz, formado em Gestão da Tecnologia da Informação e pós-graduado em Gestão de Projeto, com mais de 15 anos de experiência em empresas de tecnologia e inovação. Confira abaixo:

Como a gamificação colabora com o engajamento da equipe? Em época de distanciamento, qual a importância em manter a equipe unida? Houve projetos desenvolvidos durante esse período para engajar colaboradores?

Bruno: A gamificação colabora com o engajamento da equipe de acordo com as estratégias definidas e guiando os colaboradores para ações que acreditamos serem boas para promover o engajamento entre as equipes. Estudos indicam que quanto mais engajada uma equipe, maior o seu desempenho, por isso o investimento em engajamento é tão importante. O engajamento sempre foi algo importante, mas na pandemia e com o isolamento social, isso ficou ainda mais claro. Por isso, utilizar ferramentas digitais e gamificadas podem contribuir para manter ou para aumentar o engajamento dos colaboradores, formando uma equipe mais integrada, feliz e alcançando melhores resultados no trabalho.

Quais os benefícios da gamificação para o gestor e colaboradores?

Bruno: A gamificação fomenta ações no dia a dia do colaborador que aumentam seu engajamento e por consequência produtividade e alinhamento do que precisa ser feito. Estimulando uma competição saudável, faz com que tanto os colaboradores quanto os gestores busquem melhores resultados no dia a dia do trabalho.

A gamificação é uma tendência que veio para ficar? 

Bruno: A gamificação não é uma coisa nova, já existe há muito tempo e no contexto empresarial tem se tornado cada vez mais comum. As empresas perceberam que podem utilizar dos benefícios da gamificação como sentimentos de conquista, competição saudável e relacionamento como algo positivo para cultura e gestão da empresa.

O que uma empresa precisa perceber em sua estrutura organizacional para aplicar a gamificação? Todo empreendimento pode ter alguma ferramenta desse tipo?

Bruno: É importante ter apoio de alguém especializado no assunto para apoiar nas estratégias de gamificação. Jogar por jogar, acaba não fazendo sentido. Apesar de parecer simples, as estratégias de jogos são complexas e precisam estar muito bem alinhadas com os objetivos dos negócios.

Como funciona a gamificação da Feedz?

Bruno: Na Feedz a gamificação acontece fomentando ações dentro da plataforma no universo de gestão de pessoas. Utilizando as melhores práticas de gestão de pessoas do mundo, a Feedz possui uma grande gama de ferramentas para engajamento e desempenho, e toda vez que um colaborador interage com outro na plataforma através de Feedbacks, reuniões 1on1, celebrações, planos de desenvolvimento individual por exemplo, ele pode receber pontos por essas ações e participar de rankings mensais dentro da sua empresa. Isso gera maior adoção do produto, maior efetividade em relação às ações de gestão de pessoas, tudo isso de maneira leve e divertida.

Quais os próximos passos da empresa?

Bruno: A Feedz vem crescendo de forma acelerada e constante nos últimos dois anos e devemos continuar assim para 2021. A ideia é lançarmos algumas integrações com nossos clientes e inovações no produto, sempre pensando em apoiar RHs, gestores e líderes nas melhores decisões sobre gestão de pessoas, fazendo com o que os ambientes de trabalho sejam cada vez melhores.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail