Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: Como o café especial pode proporcionar experiências sensoriais e seu consumo ser popularizado no Brasil

Foto: divulgação

O café é um dos itens que não falta no dia-a-dia do brasileiro. Por isso, no Economia SC Drops de hoje, conversamos com Patrícia Oliveira Gonçalves, formada em Engenharia de Alimentos, mestre em Gestão da Qualidade e especialista em cafés e fundadora do Soul Cafés & Companhias, cafeteria e micro torrefação localizada em Blumenau que, há cinco anos, atua na disseminação da terceira onda do café. Confira abaixo:

O Brasil é o segundo país que mais consome café no mundo. Como esse “ritual” pode ser potencializado para o café especial?

Patrícia: O interesse do consumidor pela origem do que está à mesa é crescente. Com o café, que participa tanto da vida dos brasileiros, em vários momentos do dia, acontece o mesmo. O ritual aumenta a curiosidade do consumidor em saber se está fazendo tudo certinho para ter o melhor resultado de bebida em sua xícara. O consumidor quer saber sobre cada etapa da cadeia do café, até chegar em sua casa.

Numa percepção mais geral do Brasil, SC está em que lugar em relação ao consumo do café especial no país?

Patrícia: Segundo uma pesquisa publicada em julho de 2019 pelo Sebrae/SC com dados da Consultoria Euromonitor, a região Sul é o 3º mercado consumidor de café especial no Brasil, respondendo por 17% do consumo desta bebida no país, atrás das regiões Sudeste e Nordeste.

Há produção de café especial aqui? Qual o potencial do estado?

Patrícia: Ainda não há produção em escala comercial de café especial no estado. Recentemente, alguns produtores da região de Garuva e Corupá têm demonstrado interesse em explorar seus cafeeiros para a produção de café especial. Já existe uma rede de apoio de Institutos de Pesquisa e Professores para estas regiões. Nós mesmos já visitamos a região de Corupá. Nestas regiões, o trabalho de seleção das variedades para plantio e pós-colheita serão determinantes para a qualidade, tendo em vista que o terroir (relação entre o solo e o micro-clima particular) é pouco favorável em relação a outras regiões do país.

Como o Soul Cafés educa seu público-alvo em relação aos métodos de preparo e tipos de grãos de café?

Patrícia: Desde 2016, quando abrimos as portas, já tínhamos muitos métodos de preparo e variedade de grãos no cardápio. Os métodos sempre acompanhados de uma história sobre sua origem e impacto sobre a bebida final. E os grãos com informações de origem e notas sensoriais. Ajudamos os clientes a escolher método e grão e fazemos o preparo com eles. Às vezes, na mesa do cliente, outras, na nossa bancada de preparo. Sempre apontando os detalhes técnicos que diferenciam um determinado método e um grão. No princípio, raramente um cliente já tinha alguma familiaridade com o tema. Hoje, 5 anos depois, nosso público é bem diverso: entre clientes antigos, que já dominam suas preferências e conhecem mais e já são independentes -, novos, curiosos, indicados por um amigo coffee lover.

O que esse ensinamento traz de experiência para os consumidores?

Patrícia: Entendemos que esta experiência de troca de conhecimento esclarece, empodera e entusiasma o cliente. Ele se sente confiante em provar novos métodos de preparo, novos grãos com experiências sensoriais diferentes. Ele toma para si e replica estes conhecimentos em cada preparo de café em casa. Ele passa este conhecimento adiante e convida mais pessoas a fazerem parte deste universo. O cliente se sente parte da cadeia do café especial. Afinal, ele é!

O que é necessário para apurar o paladar e degustar melhor a bebida? Existe algum passo a passo, como o vinho?

Patrícia: Sempre orientamos os clientes a enriquecer sua biblioteca sensorial, referências de aroma e sabor gravadas em sua mente. Isso o ajudará a identificar e perceber as notas sensoriais no café e em qualquer alimento ou bebida. Comer e saborear com atenção. Notar os aromas e sabores de alimentos em geral, idealmente sem serem artificiais. Por exemplo, ao ir à feira ou sessão de hortifruti do mercado, perceber qual é o aroma mais forte e marcante presente no ambiente, costuma ser da fruta da estação, a que está no seu ápice de aroma e sabor, ideal para o consumo. Com o tempo, você cria um leque de referências na sua mente. Ao saborear um café, um vinho, uma cerveja e notar estas referências, seu paladar os reconhece e sua mente lhe remete àquela experiência anterior.

Recentemente, a Soul Cafés & Companhias foi escolhida para a campanha Adote uma Micro Torrefação, promovida pelo Sebrae e pela Probat Leogap. No que consiste essa ação e como conseguiram chegar aos 17 selecionados?

Patrícia: Na campanha Adote uma Micro Torrefação, todos os elos da cadeia doam um pouco do seu produto, trabalho e conhecimento em prol do todo, para que a cafeteria possa impactar seus clientes com café especial de origem controlada e informação e, engaja-los no consumo de café de alta qualidade. Isso fortalece toda a cadeia, uma vez que o consumo que aumenta na ponta, volta para todos os elos dela. A organização da campanha foi muito cuidadosa na seleção das micro torrefações: empresas que estão comprometidas com o café especial, com os produtores, utilização de cafés de alta pontuação (acima de 85 pontos), histórico de capacitação, utilização de equipamentos compatíveis com a torra de cafés especiais, utilização de software de controle e anos de experiência no mercado.

Como essa campanha pode fortalecer a cadeia de cafés especiais?

Patrícia: Levando informação para que o consumidor entenda que, quando opta por consumir o café especial, está escolhendo fortalecer uma cadeia que trabalha em prol da qualidade do produto e envolve diversos fornecedores, geralmente pequenos produtores, micro torrefações e cafeterias. Trazer elementos para uma escolha mais consciente sobre o que está dentro da sua xícara de café é um dos principais ganhos dessa iniciativa.

O café é uma matéria-prima versátil? Quais outros produtos podem ser feitos com ele?

Patrícia: O café especial é muito versátil. É um ingrediente riquíssimo na variedade de aromas e sabores. Para difundir essa ideia, com apoio e parceria de empresas locais especialistas em suas áreas de atuação, temos alguns produtos com café especial, como: pão de fermentação natural, pão de hambúrguer com a Doux Vanille, licores com a Schluck Licores, chocolates e doces com a Happs Chocolates, sabonete esfoliante com a Saboneteria e brownie com o Chef Paulo Schroeder.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail