Com quase 100 anos, Momil Alimentos, de Gaspar, mira mercado nacional

O ano era 1927 quando o empresário catarinense, descendente de imigrantes alemães, Rudolf Gunter abriu em Gaspar o seu moinho de milho, dando origem assim à Momil Alimentos.

Em quase 100 anos de história, muita coisa mudou para a empresa, como a família à frente da gestão e o próprio portfólio de produtos, que continua sua operação no mesmo local em que tudo começou.

O moinho de milho já não funciona mais e a linha seca, que inclui polenta instantânea, farinhas variadas, biju e canjiquinha, deu lugar a outro produto que hoje é o principal foco da empresa: a polenta congelada.

Mais de 7 toneladas da iguaria são produzidas diariamente, entre itens gourmet, com adição de calabresa, queijos ou ervas especiais, e receita tradicional.

A mudança na estratégia da indústria começou a ser desenhada em 2003, quando os irmãos Edson e Edemar Wieser adquiriram a empresa, passando a ser a segunda família à frente do negócio.

Desde 2009, os esforços se concentram em ampliar o mix e o número de clientes que consomem a linha congelada.

Agora, segundo os empresários, o foco é na expansão do negócio:

“Fizemos uma série de investimentos na área industrial, com maquinários e melhorias técnicas. Este ano também tomamos algumas medidas de otimização da gestão e do posicionamento de mercado, profissionalizando o setor comercial. Queremos aumentar em 23% a produção de polentas até o fim do ano”, avalia Edson.

A meta representa a produção de mais de 200 toneladas por mês. Hoje o parque fabril tem estrutura para chegar aos 300 mil quilos mensais.

Para atingir a projeção, a Momil foca na expansão geográfica. Vista muitas vezes como uma marca regional tradicional, quer fortalecer a presença no Sul e Sudeste do país.

“A exportação também está no nosso radar. Nos últimos anos já tivemos algumas experiências neste sentido, com vendas para países como Taiwan e Inglaterra e percebemos que temos potencial para isso”, destaca.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. EntendiSaiba mais