Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa mostra que 69% das empresas do varejo faturaram mais em 2020

Foto: WavebreakMediaMicro/AdobeStock

A pandemia fez com que operações inteiras precisassem se transformar no último ano. O uso de máscaras, álcool gel e outros cuidados sanitários passaram a ser necessários para tentar frear o avanço da doença.

Nesse período, o varejo encontrou compradores cautelosos, que buscam economia e diversificam seus canais de compra.

Uma pesquisa inédita sobre os impactos do primeiro ano da pandemia no varejo, realizada pela Involves, mostra que, apesar da crise, 69% das empresas do segmento tiveram aumento no faturamento no ano passado.

A pesquisa foi feita entre fevereiro e março deste ano e teve respostas de 155 pessoas em 14 estados do Brasil.

Entre o grupo de respondentes, 41,3% são integrantes da indústria, 18,1% de agências, 14,2% de distribuidoras, 13,5% de varejistas e 12,9% de outros segmentos.

As pessoas que participaram da pesquisa trabalham em diferentes setores do varejo como alimentos, bebidas, saúde, beleza, eletrônicos, moda e esportes.

Os dados analisados trazem um panorama sobre o cenário do trade marketing nas empresas, as estratégias utilizadas para manter as operações, os impactos da pandemia nas equipes internas e de campo e as ações adotadas para garantir o faturamento durante a crise. 

Investimento em tecnologia para garantir crescimento em 2021

Considerando que a pandemia ainda não terminou, as empresas continuam levando em conta esse cenário de cuidados e atenção nos planejamentos para 2021.

O investimento em tecnologia aparece em destaque na pesquisa (19,3%). E, na sequência, estão o aumento do portfólio de produtos (18,6%) e o investimento na execução de pontos de venda físicos (17,4%).

Colocar a tecnologia como prioridade em um momento de crise é decisivo para acompanhar resultados em vendas, estabelecer metas e conhecer o público que está consumindo os produtos ou serviços da sua empresa.

Medo de contaminação e cuidados extras durante a pandemia

Essenciais para a operação do varejo, as equipes de campo ganharam relevância segundo a pesquisa.  Em 69,5% das empresas não houve redução no número de integrantes dos times de campo e 27,3% delas registraram, inclusive, crescimento durante a pandemia.

A preocupação com a saúde de profissionais que trabalham nos escritórios e dos que precisam visitar diversos pontos de venda para fazer reposições, negociações e coletar dados, foi um dos maiores desafios para as empresas desde o início da pandemia. 

Entre os desafios apontados nas respostas, o levantamento da identificou que, além do medo de contaminação pelo coronavírus nas equipes de campo (19,1%), estão a indefinição com relação ao lockdown em cidades (15,6%) e o medo de que a equipe interna fosse contaminada (13,5%). Para garantir a segurança e a saúde dos times, 98,7% das empresas adotaram medidas para reduzir os riscos de contágio.

Equipamentos de proteção individual e jornadas reduzidas para os profissionais das equipes de campo, cancelamento de eventos presenciais e home office para as equipes internas são alguns dos cuidados mais comuns entre as empresas do varejo. 

Ampliação dos canais de venda e estratégia de loja perfeita para frear os impactos da crise

Além do medo da contaminação das equipes internas e de campo, o impacto da pandemia na execução e a insegurança provocada pela quarentena com o aumento de ruptura também foram dificuldades enfrentadas pelo varejo.

Outro ponto de atenção para 12% das pessoas foi o aumento na ruptura de estoque. Enquanto alguns setores enfrentaram a redução de vendas, outros tiveram o aumento da procura de produtos. Isso gerou dificuldade para o abastecimento e, consequentemente, ruptura dos estoques.

Loja perfeita foi outro tópico da pesquisa. Para 37,4% das pessoas respondentes, esse foi um ponto decisivo e ganhou prioridade nas empresas. Os critérios da estratégia são indispensáveis para marcas que querem acompanhar o varejo com ainda mais atenção. 

Além disso, a ampliação dos canais de atendimento foi a medida adotada pela maior parte das empresas (30,6%). Em seguida aparecem o lançamento de novos produtos (21,4%) e o ajuste de sortimento (18,1%).

A venda pela internet foi o quarto ponto mais observado (16,4%). Estar online e contar com uma estratégia de omnicanalidade tornou-se determinante para manter as vendas e atrair compradores durante a crise. 

O planejamento e as ações adotadas para se adaptar à nova realidade trouxeram resultados positivos para o varejo.

Para mais da metade das pessoas que participaram da pesquisa (69%), apesar dos desafios, o faturamento da empresa aumentou no último ano. Além das que cresceram, 27% conseguiram manter seu faturamento apesar dos efeitos da crise. Apenas 11% das empresas tiveram queda nos valores faturados em comparação com o ano anterior. 

Os resultados da pesquisa mostram o quanto o cenário de pandemia transformou o varejo e as operações neste último ano.

Ainda vivemos uma realidade incerta, mas nas respostas é possível entender que o setor está preparado para 2021 e com boas expectativas de contratações de equipe e investimentos.

Mais uma vez, o olhar precisa se voltar para compradores, colocando as pessoas no centro das estratégias.  

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail