Siga nas redes sociais

Search

IBGE e ABDI lançam Pesquisa Semestral de Inovação

Foto: Andreas Bauer

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram a Pesquisa Semestral de Inovação (Pintec Semestral).

O objetivo é traçar o retrato da inovação no Brasil, ao levantar informações referentes ao investimento empresarial em ciência, tecnologia e inovação no país.

Os dados, quando divulgados, irão subsidiar a implementação, aperfeiçoamento e monitoramento de políticas públicas e estratégias das empresas.

O levantamento pretende ainda retratar fenômenos em andamento, a exemplo da transformação digital e do uso nas empresas de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0.

Serão 50 meses de trabalho, prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, e o presidente da ABDI, Igor Calvet.

Para ela, a parceria é estratégica na ampliação da produção de dados sobre o tema da capacidade de inovação das empresas no país:

“Será um levantamento estatístico voltado à criação de uma nova geração de estatísticas e indicadores sobre inovação. A inovação é uma das principais alavancas para o aumento da competitividade das empresas, assim a Pintec Semestral ajudará a identificar os efeitos de curto prazo sobre a inovação, além de viabilizar a inclusão de blocos temáticos emergentes como o efeito da pandemia ou da transformação digital nas empresas”.

O IBGE será responsável pela pesquisa de campo e pela análise dos dados, além de definir o plano amostral, elaborar o questionário e os metadados da pesquisa e capacitar os agentes e supervisores de pesquisa.

À ABDI caberá o financiamento de parte do projeto e o acompanhamento técnico dos trabalhos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail